terça-feira, 19 de outubro de 2010

Caso Varginha recebe Inquérito Policial Militar produzido em 1997

Segundo material, o ET seria um morador da cidade
Obra do artista varginhense Michelle. Fibra de vidro recoberta com látex. Crédito: Michelle/Gleiber Piva
Por G1/EPTV

Depois de 14 anos, o caso do ET de Varginha ainda é cercado de polêmicas e desperta a curiosidade de muita gente. Um relatório do Exército Brasileiro, feito em 1997 e divulgado só agora, mostraria que um ser extraterrestre nunca apareceu no sul de Minas.

A revista Isto É publicou uma reportagem sobre o inquérito policial que apurou a participação do Exército, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros no Caso Varginha. O resultado deixaria claro, conforme a matéria, que não houve nenhuma captura de ser extraterrestre no dia 20 de janeiro de 1996.

O artigo, com título A história oficial do ET de Varginha mostra o que, segundo a revista, são os dois únicos documentos produzidos pelo governo para apurar as ocorrências e as acusações feitas contra militares que teriam participado do caso. O Inquérito Policial Militar (IPM) aberto e concluído em 1997 tem 357 páginas e detalha depoimentos.

Segundo a reportagem, o encarregado pelo inquérito, tenente-coronel Lúcio Carlos Pereira, concluiu que o que houve, na verdade, foi uma confusão. O texto diz que um cidadão, provavelmente sujo por causa da chuva e visto agachado junto a um muro, teria sido confundido com uma criatura do espaço por três meninas. Um estudo fotográfico teria simula a semelhança entre um homem e o suposto ET. Um morador da cidade chamado Luiz Antônio, hoje com 46 anos, que possuiria desvios mentais e é conhecido popularmente como "mudinho", seria o homem visto no terreno baldio naquela época. O resultado de uma sindicância realizada na Escola de Sargento das Armas, em Três Corações, em maio de 1996 foi anexada ao inquérito.
Para o IPM, um morador teria sido confundido com um ser alienígena. Crédito: STM/Isto É
 
O advogado e um dos principais pesquisadores do caso naquele tempo, Ubirajara Rodrigues, de Varginha, foi ouvido na investigação. Segundo ele, o inquérito deve ser levado em conta, mas os pesquisadores não podem descartar hipóteses. “Todo fenômeno ufológico hoje tem todo um aspecto de mito, ele é mítico vamos dizer assim. Mas eu não posso hoje em dia, depois da evolução das pesquisas, afirmar nem negar absolutamente nada em torno do caso Varginha. Nós estamos revisitando o caso desde alguns anos e isso ainda vai durar muito tempo”, disse Rodrigues.

Assista reportagem da EPTV MG: http://www.ufo.com.br/noticias/caso-varginha-recebe-inquerito-policial-militar-produzido-em-1997

[Nota da Redação UFO: A Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU) vai analisar as mais de 350 páginas do Inquérito e avaliar como, através da liberação deste documento, pode requerer outros, baseados no Dossiê UFO Brasil e na Lei de Liberdade de Informações 11.111/2005. Parece óbvio que a CBU e qualquer ufólogo bem informado não concorda com esta "nova" versão dos fatos - afinal, teriam de existir, no mínimo, dois "mudinhos" -, o que trataremos em breve.

Como forma de comparação e reflexão, oferecemos, de imediato, um documentário produzido pelo canal Infinito, com as principais testemunhas do Caso Varginha, bem na época dos acontecimentos, basta clicar sobre as partes. Tire suas conclusões]:

Caso Varginha:

Parte 1 - Documentário histórico: http://www.ufo.com.br/pop_video.php?id=84&placeValuesBeforeTB_=savedValues&TB_iframe=true&width=800&height=480 ;

Parte 2 - União de pesquisadores na investigação: http://www.ufo.com.br/pop_video.php?id=85&placeValuesBeforeTB_=savedValues&TB_iframe=true&width=800&height=480 ;

Parte 3 - As criaturas capturadas: http://www.ufo.com.br/pop_video.php?id=86&placeValuesBeforeTB_=savedValues&TB_iframe=true&width=800&height=480 ;

Parte 4 - Marco Eli Cheresi: http://www.ufo.com.br/pop_video.php?id=87&placeValuesBeforeTB_=savedValues&TB_iframe=true&width=800&height=480 ;

Parte 5 - Opiniões definitivas: http://www.ufo.com.br/pop_video.php?id=88&placeValuesBeforeTB_=savedValues&TB_iframe=true&width=800&height=480 .

Agradecimentos a:
Paulo R. Poian.
Consultor da Revista UFO Brasil

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo