sábado, 23 de outubro de 2010

Cemig alerta para incidência de raios no período chuvoso

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) alerta à população para a maior incidência de raios no Estado em virtude das chuvas. Este ano, em Minas Gerais, o início do período chuvoso, que começou em meados de setembro e segue até março, é marcado por aumento na incidência de raios, em relação ao mesmo período do ano passado. Em setembro deste ano, foram registrados 18.759 raios contra 13.412 em 2009, o que representa um aumento de cerca de 40%.

De acordo com Carlos Wagner Coelho, técnico em planejamento hidroenergético da Cemig, esse aumento no número de raios está relacionado à maior quantidade de chuvas no mês de setembro, situação diferente do ocorrido no ano passado em que as chuvas começaram em outubro.

Dentro da área monitorada pela Cemig, compreendida pelas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, Minas Gerais está entre os estados que recebem maior incidência de descargas atmosféricas. Segundo Carlos Wagner Coelho, a alta incidência de raios em Minas se dá em virtude do posicionamento geográfico do Estado. “Estamos numa faixa de transição que sofre influência de frentes frias, de linhas de instabilidade e de Zonas de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), e, tudo isso, colabora para que Minas Gerais receba maior quantidade de raios”, afirma.

No primeiro semestre de 2009, foram contabilizadas 738.875 descargas atmosféricas no Estado, enquanto no primeiro semestre deste ano somaram-se 263.363, redução de aproximadamente 65%. Essa redução, explica Carlos Wagner, se deu pelo fato de o período chuvoso do primeiro semestre de 2010 ter sido caracterizado como anômalo, pois as chuvas foram abaixo da média.

Na capital mineira, até setembro deste ano, foram registrados 356 raios. As cidades de Uberaba, assim como no ano passado, e João Pinheiro, são as que, até o mês passado, registraram maior incidência de raios.

Proteção

Aparelhos eletrônicos não são as únicas vítimas de uma tempestade com raios. O consumidor também deve estar atento para não ser atingido diretamente por descargas atmosféricas, procurando se abrigar durante as chuvas e mantendo-se distante de árvores ou grades metálicas.

A Cemig protege seu sistema elétrico por meio de para-raios de baixa e média tensão, instalados em todos os transformadores da rede de distribuição. Porém as sobretensões na rede, provocadas por raios, podem incidir diretamente próximo às ou nas próprias instalações dos consumidores ou, ainda, penetrar por outras vias que não a rede elétrica. Dessa forma, a Cemig recomenda que os consumidores também tomem medidas para proteger suas instalações.

De acordo com o engenheiro de operação da Cemig, Marcos Vinicius Carneiro, o consumidor pode se prevenir instalando equipamentos como para-raios, mas ele recomenda uma medida mais eficiente e econômica para evitar prejuízos: desligar da tomada os equipamentos eletrônicos mais sensíveis, como televisores e aparelhos de DVD. “Após o fim das descargas atmosféricas, que geralmente não duram muito tempo, o consumidor pode ligar os aparelhos novamente”, esclarece.

Sempre que houver suspeita de que os danos a um equipamento tenham sido provocados por raios que atingiram a rede elétrica da Cemig, o consumidor deve procurar, primeiramente, o atendimento do Fale com a Cemig, pelo telefone 116, para solicitar a análise de ressarcimento.

Confira algumas dicas:

O que você deve fazer dentro de casa:

não tome banho ou use torneira elétrica durante as tempestades;
evite contato com qualquer objeto que possua estrutura metálica;
não ligue aparelhos e motores elétricos para não queimar os equipamentos;
afaste-se das tomadas e evite usar o telefone;
desconecte das tomadas os aparelhos eletrônicos;
desligue os fios de antenas dos aparelhos;
permaneça dentro de casa até a tempestade terminar.

O que você deve fazer fora de casa:

evite contato com cercas de arame, grades, tubos metálicos, linhas telefônicas e de energia elétrica e qualquer objeto ou estrutura metálica;
afaste-se de veículos como tratores, motos, bicicletas e carroças, além de máquinas agrícolas;
mantenha-se afastado de áreas descampadas, pastos, campos de futebol, piscina, lagoas, praias, árvores isoladas, postes, mastros e locais elevados.
jornalvarginhahoje

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo