sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Cidade do Moinho Colognese realiza a Festa do Pão

Ilópolis, cidade do complexo do moinho Colognese, uma herança da imigração italiana, realiza evento dedicado ao pão

A Associação dos Amigos dos Moinhos do Vale do Taquari (AAMoinhos) e o Santuário São Paulo Apóstolo promovem, neste mês, a primeira edição da Festa do Pão. A programação será a primeira a ser realizada no Brasil e acontecerá do dia 15 a 24 de outubro, no Museu do Pão, que funciona junto ao complexo do moinho Colognese, no município de Ilópolis, na região alta do Vale do Taquari, Rio Grande do Sul.

As datas foram escolhidas por marcar o Dia Mundial do Pão, comemorado em 16 de outubro, e instituído no ano de 2000, em Nova Iorque, pela International Union of Bakers and Bakers-Confectioners (UIB).

O evento terá como objetivos principais contribuir para o resgate, a preservação e a divulgação de antigos saberes e fazeres culturais.

Um dos diferenciais da festa é a realização descentralizada, em formato de rodízio. Como o evento envolve o roteiro turístico Caminho dos Moinhos, que integra os municípios de Ilópolis, Anta Gorda, Arvorezinha e Putinga, a programação acontecerá, a cada ano, em um destes municípios, e terá por base cunho cultural, gastronômico e religioso.

Como destaque cultural, a Festa do Pão busca, através de debates com conhecedores do meio, abordar o percurso do Pão na humanidade, sua importância diante de todas as etnias e sua história de alimento sacro e fundamental ao povo.

Na proposta gastronômica do evento serão oferecidas cores, sabores, formas e aromas proporcionados pelas oficinas de panificação, evidenciando, em cada uma, o saber/fazer do pão como patrimônio imaterial, transmitido pelo conhecimento popular dos primeiros colonizadores e seus descendentes para as novas gerações. Além de manter viva a cultura e transformando-a em fonte de conhecimento e qualificação para novas atividades empreendedoras.

Entre os destaques da programação estão apresentações artísticas, culturais, oficinas de panificação, reunião dos prefeitos da região alta do Vale do Taquari, reunião dos vereadores e dos secretários de Educação e Cultura do Vale do Taquari, seminários e Missa Ecumênica. Um dos shows já confirmados é o do Padre Ezequiel, agendado para a quinta-feira, dia 21, às 20h.

O evento conta com a parceria da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), Prefeitura e Câmara de Vereadores de Ilópolis.

Redação revista eletrônica Oriundi

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo