sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Começa a Semana da Língua Italiana no Mundo



Montevidéu - A exposição "Eduardo Vernazza: um lápis na escuridão" abriu ontem (13) a 10ª Semana da Língua Italiana no Uruguai, durante a qual haverá várias conferências, mostras e exibições de filmes.

A exposição do artista plástico Vernazza (1910-1991) estará no Instituto Italiano de Cultura, que sediará a maioria das atividades até o próximo dia 27.

Na quarta-feira da próxima semana, ocorrerá na sala Verdi de Montevidéu um concerto em homenagem aos músicos Luis Sambucetti e Gerardo Grasso, em recordação ao 150º aniversário de seus nascimentos.

"Meu irmão é filho único", um filme realizado em 2007 por Daniele Luchetti, será exibido no dia 25, e no dia 27 será a vez de "Os amigos do bar Margarita", de Pupi Avati.

A Semana será encerrada com palestras sobre a língua e a cultura italianas, a poesia e a música popular da Itália, assim como a encenação da peça de teatro "Enganos" de Luigi Pirandello, dirigida por Franklin Rodríguez.

A banda italiana Anna Castelli trio abre hoje(14) o evento em Buenos Aires, que até o dia 22 oferecerá um ciclo de filmes, palestras e apresentações de livros, com o slogan "Uma língua como amiga. O nosso italiano e o dos outros".

A partir do dia 18, será realizado um seminário sobre a literatura italiana, que inclui os últimos 30 anos, na sede do Instituto Italiano de Cultura de Buenos Aires, que coordena e promove todas as atividades do evento.

O encontro também é apresentado pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália, a Accademia della Crusca, o Alto Patronato do Presidente da República Italiana, a Embaixada da Itália, o Consulado Italiano de Buenos Aires, a Embaixada da Suíça, o Ministério da Cultura da Cidade de Buenos Aires e a Associação Dante Alighieri portenha.

O ciclo de filmes incluirá o documentário "Sotto il Celio Azzurro" (Edoardo Winspeare, 2009) e "Ho fatto il mio coraggio" (Giovanni Princigalli, 2009).

Na programação também consta uma palestra a cargo da Fundação Suíça Pro Veneza, que há mais de 30 anos desenvolve atividades em prol da cidade lacustre. A citada fundação integra a Associação de Comitês Privados Internacionais para a Salvaguarda de Veneza.

www.ansa.it/www.ansalatina

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo