sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Desaparecimento de aldeia chinesa foi boato infundado

A origem do trote é que surpreende: uma simples assinatura eletrônica com oração
Panorama das montanhas Qinling, localizadas na província chinesa de Shaanxi. Crédito: Nipic
 
Por People's Daily - Tradução e adaptação: Paulo Poian

"Os UFOs nos sobrevoaram, depois desapareceu uma vila. Todas as notícias estão bloqueadas. As estradas têm barricadas e a de Xianyang está obstruída". Estas foram as terríveis palavras-chave de um suposto relato, que foi difundido rapidamente pela Internet, recentemente, mas tudo resultou ser um mero boato, segundo o Wuhan Evening.

"Se diz que uma aldeia inteira de Qinling desapareceu após vários UFOs resplandecentes a sobrevoarem e a questão está sendo pesquisada por tropas do Exército. Todas as comunicações estão interrompidas", era parte do conteúdo de uma notícia da rede em 13 de outubro, que se espalhou velozmente através de outras páginas, sites e blogs, fazendo que se convertesse numa das mais populares nesse dia.

No entanto, quando foram a Xianyang para conhecer mais sobre o evento, encontraram outra realidade. As supostas naves extraterrestres eram, apenas e tão somente, os raios projetados por refletores, na praça Yintai, da cidade. Os departamentos de polícia e do Exército na província de Shaanxi e das montanhas Qinling, incluindo Hanzhong, Ankang, Baoji, Xi'an e Shanguo foram procurados no dia 14 e também negaram o suposto evento ufológico.

Como surgiu o rumor? - Ainda que se tenha estabelecido a natureza verdadeira dos "UFOs", os boatos seguiram se espalhando. Após a investigação, os repórteres descobriram que a mensagem e o rumor tiveram sua origem em um usuário comum e corrente de Internet.

Às 14h37 de 11 de outubro, Zhang Lixing mudou sua assinatura [Exatamente, assinaturas com frases ao final, comuns mundialmente] para "Algo raro tem sucedido ao pé da montanha Qin Ling". Não ocorreria a ninguém que uma oração tão singela, sem conteúdo adicional, seria capaz de desatar um trote de tal magnitude. Às 17h18 de 12 de outubro, um microblog foi atualizado com uma mensagem sobre "o acontecimento estranho de Qinling", iniciando o equívoco na cidade de Xi'an.

À 01h30 de 13 de outubro, uma mensagem aparecida em Baidu afirmava: "Se tem dito que uma aldeia inteira desapareceu após ser sobrevoada por vários UFOs e o Exército já vem pesquisando o evento".

A partir da manhã do mesmo dia, mensagens parecidas começaram a se disseminar. Apresentaram-se muitas versões diferentes, como selvagens, bombas atômicas, serpentes, extraterrestres e até salamandras gigantes. Simultaneamente, conforme se espalhava a fraude, as pessoas lhe agregavam feitos, de sua própria imaginação.

O resultado final, uma simples oração que se converteu em narração pavorosa. Mais uma lição sobre os cuidados que devemos tomar antes de acreditar em rumores virtuais.
 
Assista ao vídeo incluído ao kit-trote

Agradecimentos a:
Paulo R. Poian.
Consultor da Revista UFO Brasil

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Link - me



Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day

Suas Férias

PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo