sábado, 2 de outubro de 2010

Dia dos avós é comemorado em toda a Itália

Roma - Em 2 de outubro se comemora na Itália a 6ª edição do Dia dos Avós. É uma festa recente (foi aprovada por uma lei no Parlamento em julho de 2005), mas já é um evento que o país se prepara para celebrar com muitas iniciativas, entre música, dança, encontros e poesias. Para a ocasião, Rimini inaugura um espaço para jogos, o "Chiostro del centro per le famiglie". Em Ravenna, haverá uma exposição fotográfica sobre os retratos mais bonitos dos avós e dos netos, e a premiação de poesia "Nonni in rima baciata". Já Pescara festejará este dia premiando o avô e a avó do ano, enquanto que em Trani os avós poderão se apresentar no Cinema Impero cantando, dançando ou recitando. A Reggio Calabria promoveu o concurso "Il messaggio del cuore" (cujo vencedor será premiado amanhã à noite), no qual, com um máximo de 15 palavras, os participantes devem completar a frase "Ser avós é...".

A Festa dei Nonni (cuja flor oficial é o miosótis, mais conhecido como não-se-esqueça-de-mim) cai no dia em que a Igreja celebra os Anjos. É uma categoria que conta com mais de 14 milhões de pessoas. Muitas delas são avós que cuidam em tempo integral dos netos enquanto os pais estão no trabalho: isso ocorre em 67,8% dos casos para crianças de até dois anos, em 70,5% entre os três e os cinco anos, em 67,8% entre seis e 10 anos, em 52,8% entre os 11 e 13 anos, segundo dados do Istat, o Instituto Italiano de Estatísticas.

É por este contato de devoção amorosa entre as duas gerações que proliferam os sites na internet com propostas e sugestões para os netos prestigiarem ao máximo seus avôs e avós. Há um turbilhão de negócios on-line, onde é possível comprar desde uma caneca personalizada, até cartões e chinelos quentinhos. Mas há também sugestões gratuitas, como as receitas de "biscoitos dos avós" feitos em casa, para serem saboreados juntinhos.

Em Noceto, na província de Parma, a celebração do Dia dos Avós acontecerá no domingo, dia 3. O município promoverá um concurso literário sobre as histórias dos avós. Durante todo o fim de semana, o parque Zoomarine de Roma convidará os nonni com mais de 65 anos e acompanhados pelos netos, a contarem uma história. As mais bonitas serão premiadas e os vencedores poderão acompanhar os golfinhos em um tour.

Já a festa organizada em Verona se intitula "De mãos dadas", enquanto que entre as muitas iniciativas de Brescia se destaca um encontro entre avós e netos em uma escola local. Amanhã (2) de manhã, em Milão, o Unicef - com a presença dos atores Lino Banfi e Rita Savagnone, terá um espaço próprio para vender as "orquídeas Unicef" (preço mínimo de € 15) para os programas destinados às crianças em dificuldade no mundo.

A Associação Figli Negati (Filhos negados), como todos os anos em 2 de outubro, cuidará dos avós nas instituições. Os idosos da Casa de Repouso de Alatri (Frosinone) serão levados para o restaurante, enquanto as crianças da escola participarão com seus desenhos.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo