sábado, 23 de outubro de 2010

O problema da obesidade infantil

Roma - A taxa de mortalidade infantil na Itália caiu drasticamente desde fins do século XIX, quando 78% dos recém-nascidos morria por causa da pobreza, e ainda que esta já não seja uma causa de morte, a má alimentação ainda é recorrente, diante das 50% de crianças italianas que apresentam excesso de peso. Os números estão em um relatório da Sociedade Italiana de Pediatria (SIP), que comemora 120 anos de atividade, e traçou um percurso sobre a evolução da saúde neonatal, do fim do século XIX até os dias atuais.

Em fins de 1800, por causa de problemas sociais, da pobreza ou por uma alimentação inadequada, a mortalidade neonatal e infantil era elevadíssima: 78% dos recém-nascidos abaixo dos dois quilos e meio não sobrevivia.

Nas primeiras duas décadas do século XX, só 600 em mil chegavam à idade adulta. O início da "era dos antibióticos" contribuiu para a queda dos índices de mortalidade. Quanto à alimentação, de acordo com dados de um estudo comparativo da Europa, atualmente mais de uma criança italiana em cinco é obesa (21%) e quase uma sobre duas apresenta excesso de peso (45,6%), com uma porcentagem mais elevada entre os meninos (48,8%) do que entre as meninas (42,2%). No resto do continente se registrou uma aceleração do fenômeno da obesidade, que passou de 0,5-1% anual nos anos 80 para 1,5-2% na década de 1990. Além disso, 9% das crianças entre oito e nove anos não tomam café da manhã e 30% o fazem de forma inadequada; uma em cada quatro não come frutas e verduras diariamente, enquanto que 50% consomem refrigerantes e bebidas açucaradas todos os dias.

A escassa atividade física também é preocupante: 50% das crianças assistem à TV em seu quarto e só 20% praticam algum tipo de desporto mais de uma vez por semana; 70% não têm o hábito de ir à escola a pé e só uma criança em cada quatro (26,8%) brinca duas horas por dia ao ar livre nos feriados.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo