quinta-feira, 21 de outubro de 2010

O projeto radical de um novo avião de passageiros.

Uma equipe de 40 engenheiros da Universidade de Cambridge e do Massachusetts Institute of Technology acaba de lançar um projeto para o plano conceito SAX-40, uma "aeronave silenciosa." O projeto é resultado de três anos de trabalho . As principais características do projeto O visual deslumbrante, principalmente para aqueles que estão completamente inconsciente de qualquer mistérios relacionados com a aerodinâmica. O conceito é conhecido como um corpo Blended Wing design. A aeronave é achatada e sem cauda assemelha-se a forma de um morcego. O ruído produzido pela aeronave iria ficar dentro da faixa de ruído causado por uma máquina de lavar roupa.

"O projeto radical de um novo avião de passageiros foi revelado. características técnicas da aeronave é pouco provável que impressionam a você se você não for um aficionado da aviação ", disse o acadêmico Valentin Belokon, um especialista em aerodinâmica da Academia de Cosmonáutica Tsiolkovsky . "A aeronave pesa 150 toneladas, que voa a 900 kmh carregando 215 passageiros. Bem, não há nada especial sobre as características acima. A autonomia de vôo é de cerca de 9,500 km,  parece muito extensa? ", acrescentou Belokon. Então, o que é tão radical sobre o design do novo avião?


Em primeiro lugar, o SAX-40 tem uma economia de combustível  de 35% em comparação com as mais eficientes em termos contemporâneos avião combustível. O novo avião parece ter boas perspectivas de tornar-se um salvador da aviação civil, especialmente se as companhias aéreas tiverem que  pagar o "imposto verde" sobre as emissões de seus aviões.

"Esta excelente eficiência de combustível é sem dúvida o resultado de uma abordagem mais original em termos de design", disse Belokon. "O SAX-40 é o primeiro avião de passageiros de um modelo híbrido que usa as asas de um avião convencional suavemente misturado com um amplo corpo sem cauda. Como regra geral, é preciso muito esforço para chegar a este tipo de características de design conceito. Nenhuma dúvida sobre isso, o enorme progresso no uso de supercomputadores ajudaram os designers para concluir o trabalho mais rápido do que o esperado. O projeto de um avião não é baseada em fórmulas pré-fabricadas, neste caso, é principalmente uma questão de arte junto com o poder da experimentação e computador ", disse Belokon.

A equipe anglo-americana  conjunta levou apenas três anos para projetar uma aeronave com as características de alta eficiência energética, que é até 30% superiores aos do Boeing 787, o avião mais econômico até a data do teste do SAX-40. Demoraram cerca de 7 anos para desenvolver o supersônico Concord . O projeto do gigante de dois andares Airbus A380 levou 13 anos para ser concluído. "Nós temos uma intriga neste caso", disse Belokon. "A nova aeronave é uma simbiose de duas ideologias, ou seja, foice, como a asa, o conceito projetado pela empresa alemã ARADO em 1944, e apresenta um design utilizado em nossos caças Su-27 por Su-34, que marcou um passo importante na mistura de asas em uma fuselagem (a aeronave acima desenvolvidas 1969-1981). O SAX-40 é uma adaptação hábil dessas idéias. Portanto, é muito mais claro agora imaginar como uma pequena equipe de 40 tecnicos relativamente forte conseguiu chegar a uma aeronave com um projeto tão radical ", disse Belokon.

Segundo o nosso especialista, a sofisticada integração das asas e fuselagem permitiu  atingir um nível excepcionalmente elevado de sustentação-arrasto (L / D) do avião. O elevador para arrastar tanto Concord e Tu-144 é de 7,5, enquanto L / D do Boeing 747-787 está em torno de 20. O SAX-40 L / D é relatado para estar na faixa de 25-27. Até agora houve apenas um avião produzido em série que tinha um elevador para arrastar semelhante ao do SAX-40. Eu estou falando sobre o M-55, um avião de reconhecimento, de fabricação russa que tinha o L / D de cerca de 25 ", disse Belokon.

Porque o projeto do SAX-40 não precisa de uma cauda, usada para fornecer estabilidade adicional  em aeronaves convencionais, mas também reduz o fluxo de ar turbulento e ruído na parte de trás do avião.

A envergadura do SAX-40 é de 67,5 metros. A distância parece um pouco excessiva para um plano relativamente leve, em comparação com uma envergadura de 68,5 metros do Boeing 747, cujo peso é de 400 toneladas. No entanto, uma maior envergadura, uma maior área de asa. Os três motores do SAX-40 estão inseridos no projeto da asa, com as entradas de ar na parte superior. Além disso, a saída dos motores é canalizado através do que é conhecido como "área variável de escape ."

O projeto tem uma série de funcionalidades . Por exemplo, o trem de pouso do SAX-40  é projetado para minimizar o arrasto e o barulho. Tem carenagem para cobrir as rodas , criando um fluxo de ar o mais suave  possível. A aeronave irá segurar o nariz para cima enquanto se aproximava do solo a uma velocidade de 350-400 km / h. As asas de uma aeronave convencional tem aletas para melhorar significativamente o elevador.


"A forma da aeronave é um feito notável em termos de aerodinâmica. Os dois efeitos mais importantes da elaboração do plano como este certamente tem a ver com significativa economia de combustível durante o cruzeiro, e um pouso suave e seguro ", disse Belokon.

Os projetistas do novo avião, dizem que os primeiros passageiros poderão na melhor das hipóteses ir a bordo do SAX-40 no ano de 2030 , desde que o projeto seja aprovado pelos fabricantes. Fazer exame de lotes de fundos e riscos para começar a produção em série de um novo avião. Além disso, novas unidades industriais terão de ser construídas para o efeito.

Nezavisimaya Gazeta

Traduzido por Grachev Guerman
fonte: Pravda.ru

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