sábado, 23 de outubro de 2010

RJ vai implantar projeto piloto da ‘carteira de identidade nacional’

Nova carteira de identidade nacional terá chip com dados como altura e impressão digital (Foto: Divulgação/Governo do Rio)


O estado do Rio foi escolhido para implantar o projeto piloto do Registro de Identidade Civil (RIC), desenvolvido pelo Ministério da Justiça. O novo documento é uma espécie de “carteira de identidade nacional” e reunirá informações do cidadão e certificação digital, segundo informou a Secretaria da Casa Civil do Rio, nesta sexta-feira (22).

Os primeiros 100 mil cartões devem ser expedidos em dezembro pela Casa da Moeda. A partir daí, o governo do Rio terá o prazo de 1 ano para começar o cadastramento e a implementação do documento. A base de dados será fornecida pelo Detran/RJ, que já desenvolve um trabalho de captação de informações biométricas e utiliza o mesmo cadastro de identificação eletrônica adotado pela Polícia Federal, que contém cerca de oito milhões de pessoas.

O novo documento terá o formato de um cartão de crédito, com um chip contendo diversos dados da pessoa, como altura, impressões digitais, prontuário eletrônico, entre outros. A nova carteira de identidade nacional não substituirá documentos como CPF, título de eleitor e passaporte, mas terá o mesmo registro em todos os institutos de identificação estaduais do país.

Além do Rio de Janeiro, Bahia e Distrito Federal também foram escolhidos para implantar o projeto piloto. Países como Portugal, Áustria, Bélgica e Suécia já adotaram documentos semelhantes ao RIC.

A iniciativa será coordenada pela Secretaria da Casa Civil do Rio e terá também a participação do Proderj (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro), que dará suporte à rede de integração tecnológica.

www.g1.globo.com

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo