sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Último debate dos presidenciáveis será hoje na TV Globo

O encontro entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) é decisivo para esclarecer os dúbios e convencer os indecisos. A emissora mudou as regras tradicionais completamente e não haverá perguntas entre os candidatos, tampouco participação de jornalistas. A pedido da Globo, o Ibope selecionou cerca de 80 eleitores que ainda não sabem em quem votar. Ontem, cada um deles enviou aos organizadores cinco perguntas sobre temas como saúde, educação, meio ambiente, políticas sociais, previdência, investimento em infraestrutura, entre outros. A direção do programa vai escolher os 12 questionamentos mais relevantes sobre cada assunto. Para o momento do encontro, os eleitores, que estarão em uma arquibancada no estúdio, serão sorteados pelos candidatos. A petista e o tucano vão responder ao mesmo número de questões ao longo de três blocos. As perguntas serão lidas em 30 segundos e os presidenciáveis terão dois minutos para respondê-las, mesmo tempo destinado a réplicas e tréplicas. No último bloco, ambos terão mais dois minutos para as considerações finais. Outro detalhe é que os dois ficarão livres para caminhar pela arena montada para o debate, o que presume-se dará mais dinamismo ao evento. Os petistas chegaram a resistir à ideia, alegando que a candidata ainda se recupera da torção sofrida no pé direito e poderia ter dificuldades para caminhar, mas acabaram cedendo. Ao que tudo indica, o novo estilo manterá a audiência inicial e não cansará o telespectador. Para os dois postulantes ao Planalto, é o tudo ou nada.

Considerações

Apesar de as pesquisas mostrarem uma vantagem expressiva de Dilma, a opinião pública generalizada é de que há um empate, pois os institutos fizeram a mesma apreciação no primeiro turno, de que a governista venceria a parada sem maiores contratempos. A Globo cobre o país inteiro, sua audiência é elevada, ainda mais porque o debate começa logo após a novela Passione. Qualquer derrapagem pode ser fatal. Os candidatos terão que caprichar, sob pena de perderem eleitores já conquistados.

Dia de treinamento

Esta sexta-feira será marcada por ensaios com os marqueteiros, simulando as possíveis perguntas que virão. Tudo será treinado, desde o conteúdo das respostas, passando pelo gestual, fisionomia, entonação da voz e tempo de exposição, até o vaivém permitido nas caminhadas pelo cenário.

Projeção

Serra e Dilma já são veteranos e não podem ser traídos pela emoção. Aquele que se irritar, perder a esportiva ou gaguejar muito e não conseguir completar raciocínios, tende ao fracasso.

Apoteose

As considerações finais, em dois minutos, têm que ser cuidadosamente esmerilhadas no treinamento. É aí que os pensamentos serão fechados. Um simples deslize pode comprometer toda a campanha. Trata-se de uma batalha onde o erro é fatal.
jornalvarginhahoje

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo