domingo, 17 de outubro de 2010

Unis-MG e Procafé oficializam parceria para o novo curso de Agronomia

A Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas (Fepesmig) e a Fundação de Apoio à Tecnologia Cafeeira (Procafé) oficializam nesta segunda-feira (18), às 16h, um convênio para fazer do novo curso de Agronomia do Centro Universitário do Sul de Minas (Unis-MG) uma graduação de referência. Para as instituições, a parceria visa o mesmo objetivo de formar profissionais nas mais diversas áreas das ciências e pesquisas em tecnologia na agricultura.

O curso de Agronomia do Unis-MG terá inicio em fevereiro de 2011. Os universitários poderão usar os laboratórios e terão aulas práticas na fazenda experimental da Procafé, uma entidade privada, sem fins lucrativos, criada em 26 de março de 2001, por 16 membros entre cooperativas, sindicatos e uma central de cooperativas. Os laboratórios da Procafé garantem a prestação de serviços em análises químicas de solos e de folhas. Dispõem de equipamentos integrados a software personalizado, possibilitando processar e emitir resultados analíticos em curto espaço de tempo e com qualidade, mesmo em épocas de grande demanda analítica.

Na fazenda Experimental de Varginha (FEV), desenvolvem-se pesquisas cientificas voltadas para os estudos de técnicas modernas de manejo da lavoura cafeeira, desenvolvimento de novas variedades de café mais estáveis, geneticamente com fatores de resistência a patógenos, o que requer menor uso de defensivo químico, alem dos testes de eficiência agronômica de produtos e equipamentos agrícolas. Também, é onde se encontra instalada uma Estação de Avisos Fitossanitários que gera informações climáticas, fonológicas e relacionadas a ocorrências de pragas e doenças.

Esse novo profissional de Agronomia terá todo esse potencial a disposição para enfrentar um mercado que vem exigindo cada vez mais qualificação e experiência. Esse é um dos motivos de parcerias que investem na capacidade de novos empreendedores e futuros profissionais. Nos últimos anos, tem-se desenvolvido nesta área uma tendência cada vez mais forte de atender a especialidade do consumidor e à proteção ao meio ambiente. Assim, existem várias formas de combinação de conhecimentos agronômicos, desde as que usam grandes quantidades de insumos químicos até as que respeitam e conservam a natureza.

A solução dos maiores problemas que estão na agenda da ONU, do G8 e de grupos de grande influência no mundo passam por um uso racional da agricultura e, portanto, evidenciam a importância do agrônomo, mas que também demonstra a preocupação do homem contemporâneo em utilizar responsavelmente os recursos da terra.

A biotecnologia vem se revelando como ramo da ciência que proporcionará grande impacto na agricultura, na alimentação e na saúde humana em futuro próximo. Pesquisas nessa área avançam rapidamente e suas aplicações têm produzido novos produtos e processos, que resultam tanto da utilização das recentes ferramentas da biologia molecular e celular como daquelas já tradicionalmente usadas.

O curso de Agronomia que a instituição oferece é um Bacharelado com duração de cinco anos em regime seriado semestral com carga de 3720 horas em período noturno. A Instituição oferece 60 vagas para o primeiro semestre de 2011. O Vestibular será realizado no dia 24 de outubro. As inscrições para este e mais de 30 cursos estão abertas no endereço eletrônico www.vestibular.unis.edu.br até o dia 20 de outubro.
jornalvarginhahoje

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo