quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Atlantis - Os Corsários nazistas

Talvez soe estranho ouvir falar Corsários durante a Segunda Guerra Mundial, mas garanto-lhes era muito eficaz, de fato. Navios mercantes alemães foram modificadas para ser dedicado a fazer o desfile e causou muitas dores de cabeça para os navios aliados.

O mais famoso deles foi A Atlantis, que em seus quase dois anos de campanha marítima afundou ou capturados um total de 22 navios , além de obter bens valiosos e documentos importantes. Muitos  eram destroiers e submarinos.

Em 1939, o navio mercante Atlantis, que pertencia a uma empresa privada, foi apreendido pelo exército alemão para ser alterado. Eles instalaram vários canhões e metralhadoras todos escondidos , mas podendo ser acionados  rápidamente. 
Detalhe das armas instaladas no Atlantis.
Eles também usavam bandeiras diferentes e formas de camuflagem para se assemelhar a um navio desta ou daquela nação, menos alemã. 
 Muitas vezes, as "reformas" eram feitas no mar. E a tripulação  vestiam  roupas típicas do país para simular o navio.
Assim, desta forma, o Atlantis aproximava das vítimas inocentes, os navios mercantes desarmados e solitário e, quando ficavam perto o suficiente descobriam sua verdadeira identidade e vários tiros de advertência era realizado para parar. Além disso, um sério aviso para não fazer uso de seu rádio. 
As armas do Atlantis.
Era vital que o raider mantivesse o anonimato das suas características e condições para passar despercebido. Todo o barco que era atacado a primeira coisa a se fazer era deixar inoperante a torre de comunicações de rádio e, se fosse incapaz para o trabalho, era afundado. Felizmente, poucas vezes teve que usar a última opção. Com esta tática, e 602 dias de campanha contínua (recorde absoluto) . 
Diferentes aspectos do Atlantis.
Mas de todas as capturas do Atlantis deve-se notar que a do navio britânico SS Automedon. Foi para além de suas espectativas de uma mercadoria, Automedon tinha uma pequena surpresa, um "grande bônus", sob a forma de documentos classificados como Top Secret, onde detalhava o estado de britânicos e forças aéreas navais no Oriente Médio, bem como notas precisas em sistemas Defesa do Brasil. 
 
O Automedon SS
Acredita-se que estes documentos foram cruciais para a tomada de Singapura pelos japoneses e até acredita-se que influenciaram o ataque de Pearl Harbor. O Japão deu uma espada de samurai para o capitão do Atlantis por este "pequeno favor". Só Rommel, Hitler, tinha recebido tal dom.
 
Eu ainda não falei do capitão pirata e que decidi deixar para o final, porque acho que ele merece uma menção especial. Além de sua óbvia capacidade militar e marinheiro o capitão Bernhard Rogge, como era chamado, era também um perfeito cavalheiro. Além de evitar baixas em suas capturas, o Capitão Rogge sempre teve o cuidado de refletir como náufragos o tratamento dado aos prisioneiros , deixando-os em porto seguro para terem uma chance.
 
Esta imagem do Atlantis saiu na revista LIFE. O repórter estava em um barco e foi capturado e posteriormente libertado pelo capitão Rogge. Esta foto foi crucial para a identificação e captura posterior do navio pirata
 
Mesmo quando o Atlantis foi afundado, o Capitão Rogge, deu preferência para o resgate de prisioneiros (maioridade civil) ao invés de sua própria equipe.
O resgate da tripulação do Atlantis feito por um submarino alemão 
.
Para se ter uma idéia da boa moral deste homem o suficiente para dizer que depois da guerra foi apoiado pelos seus próprios prisioneiros e o julgamentos de Nuremberg foi libertado sem acusação, chegando mais tarde a ser o comandante da NATO. 
 
Militares do Atlantis com o Capitão Rogge.


O comandante Bernhard Rogge é um claro exemplo de que mesmo na guerra, os seres humanos podem ficar ter um pouco de dignidade.

Curiosidade:
Sob dez bandeiras. Um filme que irá deliciar os amantes de filmes de guerra  ;-) . Além disso, o filme se adapta bem à realidade, se mostrar o caso do código secreto das flores usada pelos alemães ... até agora não consigo ler.  :-D 

Mais em:
Atlantis (Wiki em espanhol)
Alemão cruzador auxiliar Atlantis (Inglês Wiki)
Bernard Rogge (Inglês Wiki)
SS Automedon (Inglês)

fonte: http://historiasconhistoria.es/

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo