sábado, 13 de novembro de 2010

'Blitz cultural' em Roma com estátuas feitas de lixo

Roma - Dez estátuas feitas de lixo do rio Trastevere, que se referem a 10 personagens símbolo da Itália, como Sophia Loren, Ennio Morricone ou Federico Fellini, foram instaladas ontem (12)  na praça Trilussa da capital italiana, onde o cheiro de lixo é motivo de um protesto diante da "ausência de cultura".

A "blitz cultural" é uma iniciativa do grupo "My Trastevere", que há algumas semanas encobriu algumas estátuas de Roma como parte da mesma reclamação.

As estátuas de hoje também evocam o músico Giuseppe Verdi, o ator Alberto Sordi, o tenor Luciano Pavarotti, a bailarina Carla Fracci e a cientista e Nobel de Medicina Rita Levi Montalcini.

Elas foram erguidas com o lixo recolhido nas últimas noites diretamente da área do rio e carregado na madrugada até a praça.

"Reproduzimos rostos conhecidos de alguns dos italianos que engrandeceram nosso país no mundo. A mensagem é muito clara: é preciso recuperar a cultura e a imagem da Itália no exterior. Se o nosso país é frequentemente associado aos clássicos clichês da 'máfia, pizza e bandolim', hoje se somou a esta lista o grave problema do lixo", disseram os organizadores.

A crise do lixo é um problema recorrente em Nápoles, onde desde outubro a situação se agravou.

Com o protesto de ontem, jovens arquitetos e designers do estúdio "Made-4u", junto ao grupo "My Trastevere", quiseram dar ao grave problema do lixo uma "conotação positiva".

"Esta foi nossa última manifestação, Na próxima quarta-feira (17) revelaremos nosso projeto", anunciou o grupo.

A crise do lixo voltou a afligir Nápoles, onde há cerca de um mês se acumulam toneladas pelas ruas. A cidade procura desesperadamente uma solução.

Durante a noite só foram coletadas "as 600 toneladas habituais de resíduos em Chiaiano. Isto significa que outras mil toneladas continuam nas ruas", disse a prefeita de Nápoles, Rosa Iervolino Russo, que fez um balanço da situação, anunciando uma reunião ainda hoje com o governador Stefano Caldoro e o presidente da província de Nápoles, Luigi Cesaro.

"Esperamos chegar a uma solução, que necessariamente terá que contar com a solidariedade das outras províncias da Campania (como Caserta, Benevento e Avellino)", porque "não é possível que não existam em toda a região lugares seguros e longe dos centros populacionais onde descarregar os resíduos, ainda que em pequenas quantidades", frisou Iervolino.

Com informações da www.ansa.it/www.ansalatina

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo