terça-feira, 2 de novembro de 2010

Casa Civil muda e Palocci será o homem forte do governo

Disposta a evitar novas crises no Palácio do Planalto, a presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), vai repaginar a Casa Civil e fortalecer a Secretaria-Geral da Presidência. A ideia é ajustar o chamado "núcleo duro" do governo para que a Casa Civil deixe de ser um latifúndio e a articulação política ganhe musculatura.

Nesse novo desenho, a Secretaria de Relações Institucionais - hoje responsável pelas negociações com o Congresso - pode ser extinta e suas funções, abrigadas por outro ministério, como a Casa Civil ou a Secretaria-Geral. No modelo em estudo, porém, a Casa Civil perde atribuições executivas, a partir de 2011. Programas especiais serão coordenados pela própria Dilma, que pretende montar um time de assessores especiais no Planalto.

O ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci, um dos principais coordenadores da campanha, será reabilitado no novo governo do PT e terá papel de destaque. Comandante da economia no primeiro mandato do presidente Lula, ele caiu em março de 2006 após o escândalo envolvendo a quebra de sigilo do caseiro Francenildo dos Santos Costa, revelado pelo Estado.

Palocci chegou ao comitê de Dilma como homem indicado por Lula, mas encerrou a maratona eleitoral na condição de mais próximo interlocutor da petista. Sem experiência na seara política, Dilma recorrerá a ele para as articulações de bastidor.

"Homem forte". Dilma já disse a amigos, porém, que não quer saber de "homem forte" ou "primeiro-ministro". O cargo a ser ocupado por Palocci segue indefinido. Ele tanto pode ir para a Casa Civil como para a Secretaria-Geral da Presidência, dependendo da configuração a ser adotada na "cozinha" do governo.

Na prática, Palocci representa para Dilma o que o empresário e vice José Alencar foi para Lula, em 2002. O deputado virou uma espécie de salvo-conduto: aproximou a então candidata principalmente de banqueiros e empresários do setor exportador.

Perfil. Chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho também é cotado para ocupar a Secretaria-Geral da Presidência, que hoje cuida dos movimentos sociais, mas deve mudar de perfil. Sobrevivente do antigo "núcleo duro", Luiz Dulci, ministro da Secretaria-Geral nos dois mandatos de Lula, tem dito que vai se dedicar a novos projetos em Minas.

Alexandre Padilha, titular de Relações Institucionais, deve continuar na equipe, mas pode ser remanejado se a articulação política for abrigada por outro ministério. Giles Carraconde Azevedo, assessor de Dilma desde que ela trabalhava no Rio Grande do Sul, deverá ocupar a chefia de gabinete do Planalto.

Embora o PMDB esteja de olho na Casa Civil, cadeira que já foi de Dilma e também de José Dirceu - abatido em 2005, na crise do mensalão -, a presidente eleita já decidiu que o ministério ficará com o PT. Dirceu quer empurrar Palocci para a Saúde, hoje do PMDB. O ex-titular da Fazenda, que é médico, resiste à ideia.

Na avaliação de Dilma e de Lula, o Gabinete de Segurança Institucional também está "desidratado" e escancarou sua fragilidade no escândalo que culminou com a queda de Erenice Guerra da Casa Civil, em setembro.

Félix fora. Erenice montou um esquema de tráfico de influência no governo, sustentado por seus parentes e amigos, mas auxiliares de Lula ressaltam que o serviço de inteligência do Planalto não funcionou. Chefe do GSI, o general Jorge Félix será substituído.

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo (PT), é outro nome citado para a Casa Civil ou Previdência, mas pode acabar ficando na sua atual cadeira. "O presidente Lula fortaleceu a função do planejamento", disse Bernardo, que não sabe, porém, qual vaga está reservada para ele. "Dilminha nunca me falou nada", garantiu, rindo.

Fonte: Estadão.com.br

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Link - me



Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day

Suas Férias

PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo