sábado, 6 de novembro de 2010

Cometa Hartley 2 foi sobrevoado por sonda espacial

Pesquisadores temiam maior aproximação e obtiveram novo sucesso
Uma das fotos mais próximas obtidas do núcleo do cometa Hartley 2, coletada pela missão EPOXI em 04 de novembro de 2010. Crédito: NASA/JPL
 
Por Inovação Tecnológica

A missão EPOXI, da Agência Espacial Norte Americana (NASA), atingiu com sucesso seu objetivo por volta do meio-dia da quinta-feira, ao "dar um rasante" sobre o cometa Hartley 2. As primeiras imagens liberadas pela agência, captadas pela sonda durante sua aproximação, foram geradas pela câmera de média resolução da sonda.

As imagens de alta resolução serão primeiro analisadas pelos cientistas. "Estamos todos com a respiração presa para ver que descobertas nos aguardam ao chegarmos tão próximo", afirmou Michael A'Hearn, da Universidade de Maryland, que é chefe científico da missão.

E já é possível mesmo prever discussões interessantes: o formato de batata do Hartley 2 mostra jatos concentrados em algumas de suas áreas, com um "pescoço pelado" surpreendente. Os cientistas ainda estão avaliando os últimos dados para determinar a aproximação exata do cometa, mas dados preliminares indicam que a meta original de 700km foi atingida. Como os cometas emitem jatos continuamente, os pesquisadores temiam que uma aproximação maior pudesse danificar a sonda e pôr tudo a perder.

A missão EPOXI usa a mesma sonda espacial Deep Impact, que acertou um projétil no cometa Tempel 1 em 2005 - Impacto Profundo: sonda se chocará com cometa e Um profundo impacto no cometa Tempel 1. Como ela saiu ilesa da primeira missão, foi redirecionada para esta que agora também se completou com sucesso.

Isto, porém, exigiu literalmente um jogo de cintura da sonda espacial. Como foi projetada para encontrar o cometa Tempel 1 numa posição específica do espaço, ela tinha seus instrumentos virados para o cometa e sua antena de transmissão de dados voltada para a Terra, de modo que os cientistas não perdessem nem um segundo de dados, sobretudo se algo saísse errado...
 
Leia artigo completo

Agradecimentos a:
Paulo R. Poian.
Consultor da Revista UFO Brasil

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo