domingo, 21 de novembro de 2010

Conheça o funcionamento do VANT que será utilizado pela FAB

Aeronave não tripulada será aliada em missões
Nosso Hermes. Crédito: FAB
Por Tainah Medeiros

Os integrantes do projeto Veículos Aéreo Não Tripulado (VANT) terminaram na sexta-feira, dia 19, mais uma campanha de ensaios em vôo que visam testar os aviões não tripulados. As aeronaves, batizadas como VANTs, estão sendo avaliadas para serem utilizadas em missões militares de reconhecimento, busca e resgate.

Além disso, também ajudarão no reconhecimento da área de segurança pública, monitoramento das fronteiras, no desmatamento e em operações da Defesa Civil. Criado em 2004, o projeto foi coordenado pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e voltado para o desenvolvimento de um Sistema de Navegação e Controle (SNC).

Mais econômico que as aeronaves convencionais - Conhecidas por não possuírem tripulantes, as aeronaves são comandadas a quilômetros de distância, em uma sala operacional, o que torna a operação mais segura. "As aeronaves remotamente pilotadas eliminam o risco de acidentes com a tripulação, em caso de missões cansativas ou perigosas", afirmou o assessor da Força Aérea Brasileira (FAB), coronel aviador Henry Wilson Munhoz Wendel.

Além disso, "oferecem um custo de aquisição e de operação geralmente inferior às aeronaves tripuladas. Uma hora de vôo é quase um décimo mais barata", completou Wilson.

Equipados com câmeras, os VANTs são capazes de registrar imagens das regiões monitoradas com mais precisão, já que sobrevoam exatamente o local desejado. Com seis metros de comprimento e 10 de envergadura, o utilizado atualmente no Brasil é do modelo Hermes 450, fabricado pela Elbit Systems de Israel com participação da subsidiária no Brasil, a empresa Aeroeletrônica...
 
Leia matéria completa, mais vídeos

Agradecimentos a:
Paulo R. Poian.
Consultor da Revista UFO Brasil

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo