sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A construção da Estátua da Liberdade

Longe de ser uma história romântica, a construção da Estátua da Liberdade está repleta de dificuldades. Económicas e dificuldades políticas que complicou a sua construção e que ainda estavam prestes a ser erguida em uma cidade diferente de Nova York.

 
Tudo começou em 1865 quando um jovem escultor francês chamado Frederic-Auguste Bartholdi participava de um banquete perto de Versalhes. Lá ele conheceu e conversou com Edouard de Laboulaye, proeminente jurista e historiador francês do período. E Laboulaye, um grande admirador dos Estados Unidos, observou que o centenário do país seria realizado em 1876, e estava se aproximando, e pensou que seria uma boa idéia para a França fazer um presente para a jovem nação para comemorar o evento. Mas que tipo de presente? Laboulaye perguntou. Bartholdi viu uma excelente oportunidade para levar a conversa para o seu campo e propôs uma estátua gigante de algum tipo. A idéia foi bem recebida, mas isso era apenas uma idéia, e que seriam necessários quase seis anos para o projeto dar seus primeiros passos.
 
Em 1871, Bartholdi tinha a maioria dos detalhes resolvidos em sua mente, é claro: o monumento americano seria uma colossal estátua de uma mulher e seria chamado de "Liberty ilumina o mundo. O custo seria suportado pelos franceses, e a fundação sobre a qual o acordo deveria ser financiada e construída pelos americanos.

Em junho de 1871, Bartholdi viajou para a América. Durante a viagem, escolheu Ilha Bedloe, Mais tarde conhecida como a "Ilha da Liberdade", para colocar a sua escultura e, durante os próximos cinco meses, tentou obter apoio para seu projeto e viajar pelo país. Após esse tempo, ele retornou à França, onde o governo do imperador Napoleão III (sobrinho de Napoleão Bonaparte) era abertamente hostil aos ideais democráticos e republicanos que inspiraram a Estátua da Liberdade. Bartholdi procurou, portanto, passar despercebido, até 1874, quando a Terceira República foi proclamada após a derrota de Napoleão III na Guerra Franco-Prussiana.
Bartholdi calculou em 400.000 dólares seriam necessários para construir a estátua na França e não vai ser fácil. O trabalho foi muitas vezes interrompido por falta de fundos. Para superar esse problema foi feita em 1874 a chamada União Franco-Americana, com a finalidade de organizar a captação de recursos para a construção do monumento. Para este efeito, todos os meios de comunicação da época, artigos de jornal, apresentações, banquetes, impostos, loteria, etc ...
Faltavam dois anos para a celebração do centenário americano e tinha tantos atrasos que ninguém, incluindo Bartholdi, pensou que a estátua poderia ser concluida em 1876. No entanto Bartholdi continuou seu trabalho e procurou trazer um engenheiro para projetar a estrutura interna da estátua. Gustave Eiffel, Que na época ainda não tinha construído a famosa torre que leva seu nome, foi contratado para realizar esse trabalho. Ele seria responsável por criar uma estrutura interna que suportaria a imagem e desenho e um quadro que permitiria a pele Cobrir e manter-se verticalmente.
 
Segundo os planos de Gustave Eiffel, a estrutura interna foi feita de ferro revestido com cobre, e seria ancorada ao pedestal por um posto central enorme, como o peso da estátua seria de 225 toneladas.

Em junho de 1884, o monumento foi concluído. Bartholdi tinha erguido em um pátio ao lado de seu estúdio em Paris. O plano original era para desmonta-la quando concluída e enviada para os Estados Unidos, que seria instalada sobre um pedestal na Ilha Bedloe.

Mas o trabalho avançou muito lentamente na construção do pedestal. A estátua foi concluída , a base ainda não tinha sido construída e havia conotação de que era para ser em breve. Mas longe de ser resolvido, os problemas aumentaram. Em setembro de 1884, o trabalho tinha cessado por falta de fundos foram ainda necessários US $ 100.000 a mais para ser concluída. Como o dinheiro não aparecia, Boston, Cleveland, Filadélfia e San Francisco começaram a competir para trazer a Estátua da Liberdade para suas cidades.
 
Arrecadaram fundos para realizar a construção da base nos Estados Unidos estava sob a responsabilidade do Procurador-Geral, William M. Evarts. Mas por causa da falta de sucesso na obtenção de financiamento teve que deixar seu posto e foi designado para trabalhar como Joseph Pulitzer, Editor de New York World. Por mais de cinco meses com início em 16 de marco de 1885, Pulitzer pediu no seu dia a dia que os leitores enviassem doações. Nenhum leitor era muito humilde, que não poderia fazer uma pequena doação, cada pessoa que contribuisse iria receber uma menção no jornal. Sua chamada foi atendida e 11 de agosto de 1885 havia arrecadado US $ 120.000. Finalmente, a estátua iria viajar para New York.
Para o transporte, foi necessário desarmar a estátua. A desmontagem começou em janeiro de 1885. A estátua foi enviada para Rouen de trem e desceu pelo rio Sena, antes de chegar ao porto de Le Havre. O monumento chegou a Nova Iorque, em 17 de junho de 1886, a bordo de uma fragata francesa chamada Iserese . Para permitir a travessia do Atlântico a estátua foi desmontada em 350 peças, divididos em 214 caixas. Após a chegada do monumento foi remontado em apenas quatro meses. Em 28 de outubro de 1886, a Estátua da Liberdade, em Nova York abriu com a presença do presidente Grover Cleveland. O monumento, que seria um presente para comemorar o centenário da independência americana, chegou dez anos mais tarde.

Fontes: Neatorama, nps.gov, architecture.com-nyc.
Fotos: I, II, III, IV


fonte: http://unabrevehistoria.blogspot.com/

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