domingo, 7 de novembro de 2010

Ex-membro de polícia nazista morre, aos 86 anos, em hospital italiano

Do G1, com informações da AP -  Um membro da extinta polícia do regime nazista apelidado "A Besta de Bolzano" morreu nesse sábado (6) aos 86 anos de idade. Michael Steifert foi guarda de prisão da SS ("SchutzStaffel", em alemão) durante a Segunda Guerra Mundial e era conhecido pela crueldade com a qual tratava os detentos.

Segundo autoridades locais, o guarda morreu no hospital Caserta, local próximo à prisão Santa Maria Capua Vetere, no sul da Itália, onde estava cumprindo pena de prisão perpétua. Ele havia sido transferido para cuidados médicos, após ter fraturado o fêmur em 25 de outubro de 2010.

Há poucos dias, o ex-membro da SS passou por uma cirurgia para cuidar de uma complicação gástrica, segundo Pasquale La Cerra, diretor médico do hospital. A causa da morte será confirmada após necrópsia.

Michael Steifert, "a Besta de Bolzano", em foto de arquivo da época na qual integrava uma das polícias alemãs na Segunda Guerra Mundial, conhecida como SS. (Foto: Arquivo / AP Photo)

Nascido na Ucrânia, Seifert foi condenado no ano 2000 por nove assassinatos em prisão da SS na cidade de Bolzano, na região dos Alpes italianos, no norte do país. Apesar de reconhecer que pertenceu à polícia alemã, negou envolvimento nos crimes de tortura.

Entre as atrocidades, o guarda teria deixado um prisioneiro morrer de fome, cortado os olhos de outro e violentado uma mulher antes de matá-la, junto com a filha.

Nos últimos anos da Segunda Guerra Mundial, o campo de Bolzano servia de ponto de trânsito para judeus, integrantes da resistência italiana e desertores do exército alemão.

Segundo Gianfranco Maris, um dos detentos que passaram pelas mãos de Steifert em 1944, o ucraniano não era apenas um seguidor de ordens, mas alguém que "encorporava uma vontade de destruir".

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo