segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Facebook não poderá mais acessar dados de usuários do Google

O Google passará a bloquear o acesso de serviços como o Facebook aos dados de seus usuários, acirrando a disputa entre as duas gigantes de internet. O Google não permitirá mais que outros serviços importem automaticamente os contatos de e-mail de seus usuários para uso próprio, a não ser que a troca de informações seja de ambos os lados. A empresa acusou o Facebook diretamente de se aproveitar dos dados de contatos do Google sem permitir a importação automática e uso dos dados de usuários da rede social.

O Facebook, que conta com mais de 500 milhões de usuários, depende de serviços de e-mail como o Gmail do Google para ajudar novos usuários a encontrar amigos na rede social. Em comunicado, o Google afirmou que sites como o Facebook "deixam os usuários sem saída". O Facebook não comentou o caso imediatamente.

Embora o Google alegue buscar proteger o controle de seus usuários sobre seus dados pessoais na internet, analistas afirmam que a medida faz parte da disputa entre o Google, maior site de buscas do mundo, e o Facebook, maior rede social.

"A base da dinâmica de poder na web hoje é esse conflito que surge entre Facebook e Google", disse o analista Ray Valdes, do Gartner. "O Google precisa evoluir para ganhar força nas redes sociais e ele ainda não conseguiu fazer isso. Se as pessoas passarem a fazer buscas pelo Facebook, se tiverem e-mail no Facebook, se enviam mensagens instantâneas pelo Facebook, tudo isso irá afetar os serviços do Google", afirmou.

Reciprocidade

O Google acusou o Facebook de não ser recíproco, impedindo o acesso do Google a certos tipos de informações. "Decidimos mudar um pouco para refletir o fato de que nossos usuários muitas vezes não sabem que, quando você importa seus contatos para sites como o Facebook, efetivamente, eles ficam presos", disse o Google em comunicado enviado por e-mail.

"Não permitiremos mais que sites automatizem a importação de Google Contacts, a não ser que permitam exportação semelhante para outros sites", afirmou o Google.

A companhia há tempos cobiça a riqueza de informação que os 500 milhões de usuários do Facebook geram e agregam. O acesso a esses dados pode ser especialmente valioso para o Google, uma vez que seu modelo de negócios se baseia em permitir que usuários encontrem qualquer informação em qualquer lugar na internet.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo