quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Garibaldi, tudo sobre o herói dos dois mundos

Roma - Por Silvia Lambertucci -  Muitos os retratos do herói dos dois mundos, ao lado de armas, bandeiras, impressos. Mas também uma avalanche de itens com sua imagem, de relógios de mesa a utensílios de uso comum, que refletem como sua popularidade era grande e difundida desde o começo.

Às portas de 2011, se antecipam com uma grande exposição romana dedicada a Giuseppe Garibaldi, 'Tutt'altra Italia io sognavo' (Eu sonhava com outra Itália, em uma tradução livre), as celebrações dos 150 anos da Unificação da Itália.

''Talvez ele seja ainda hoje o italiano mais famoso do mundo'', destaca abrindo a resenha em Castel Sant'Angelo com o subsecretário do Patrimônio Cultural Francesco Giro, o presidente da Comissão 150 anos, Giuliano Amato. Ele destaca com satisfação a contribuição do Estado e das Regiões, com o Ministério dos Bens Culturais e as regiões Lazio e Sicília, ''porque a política manifesta atualmente suas tensões, mas as comemorações de 2011 deveriam passam incólumes'', afirma ele.

Começa-se por Garibaldi, muito popular na época como hoje, a 150 anos de distância, comenta Amato. Tanto isso é verdade que em Caprera o general continua a receber 80 mil visitantes por ano. ''Um número respeitável. Quem sabe quantos políticos de hoje não ficariam felizes em receber tanta gente em casa'', diz sorridente o ex-presidente do Conselho de Ministros.

O seu papel para a Unidade da Itália foi tão importante como o de Giuseppe Mazzini (político e revolucionário do movimento italiano chamado Risorgimento) e o Conde de Cavour (Camillo Benso, um dos líderes do movimento de reunificação). Mas entre os três ele continua sendo o mais popular, destaca Amato, talvez também porque, por ser um homem do século XIX, soube antecipar o uso dos meios de comunicação de nosso século. A começar pela camisa vermelha, sua genial invenção.

Homem símbolo do Ressurgimento, comenta por sua vez o subsecretário Giro, ''Garibaldi foi o ponto de encontro e a síntese entre Mazzini e Cavour, primeiro como intérprete do voluntarismo de Mazzini e depois como artífice do pragmatismo de Cavour''. É justo que a exposição seja aberta em 2010, acrescenta Giro, em coincidência com os 140 anos de Roma como capital, pela qual o herói dos dois mundos "desempenhou um papel importante".

Mídia parceiro da iniciativa, Il Giornale di Sicilia, jornal que surgiu em 1860: ''Como Jornal da Sicília queríamos uma Itália unida há 150 anos e ainda queremos, destaca o co-diretor Giovanni Pepi. Mas também sabemos que hoje a Itália pode ser diferente e melhor se o Sul souber ser diferente e melhor, se a Sicília conseguir mudar, se formos capazes de gastar melhor os recursos e este é o desafio''.

Nos muros de Castel Sant'Angelo, onde foram aprisionados muitos heróis do Ressurgimento, a exposição - cujo núcleo principal é formado pela coleção de Francesco Tronca - começa com a expedição dos Mil. Sala após sala percorremos os acontecimentos importantes da vida de Garibaldi, da República romana de 1848-49 às batalhas na América do Sul, à tentativa desesperada para derrotar os franceses para anexar Roma à defesa das ideias revolucionárias da França em 1870.

O percurso termina, depois de uma sala dedicada aos numerosos retratos da época, com um retrato moderno do herói, pincelado em preto e branco e assinado por Francesca Leone, filha de Sergio, o diretor de C'era una volta in America (Era uma vez na América). O rosto do herói aparece envelhecido, o olhar marcado e intenso. Perfeito ao pensar naquela sua frase que foi escolhida para intitular a mostra, ''Tutt'altra Italia io sognavo...'', comenta Amato.

A visitação está aberta até 3 de abril, de terça a domingo, das 9h às 19h. De abril a setembro de 2011, adianta a diretora do museu Maria Grazia Bernardini, Castel Sant'Angelo receberá mais uma exposição para as comemorações dos 150 anos da Unidade da Itália, com foco na recuperação e preservação do patrimônio artístico italiano.
 
www.ansa.it/www.italianos.it

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo