sábado, 20 de novembro de 2010

A grande onda da Amazônia.

Duas vezes por ano entre os meses de fevereiro e março, as águas do Atlântico entram  na foz do rio Amazonas, causando uma das maiores ondas do mundo a maior já registrada.
A onda gigante pode chegar a 4 pés e mover-se até 17 milhas rio acima, arrastando tudo em seu caminho. Os nativos chamado "pororoca", por causa do barulho assustador que a antecede, perceptível por meia hora antes que ela chegue ao seu destino.
Durante anos, os surfistas de todo o mundo vêm para a foz do Amazonas com a intenção de montar na pororoca, embora nem todos conseguem. O fenómeno é muitas vezes apresentado como uma sucessão de ondas, não muito alta, mas capaz de absorver água por quase uma hora.


O recorde mundial tem  Salazar, um surfista brasileiro ficou por 37 minutos na mesma onda e andou até 12,5 quilômetros de rio.
Olhando as fotos, talvez o mais chocante são as massas de águas turvas em que o surfista desloca uma massa de barro e galhos que mostra a verdadeira força do rio.
De acordo com o próprio Salazar, são perigosas, bem como piranhas e outras criaturas aquáticas, é que as  onda arrastam  toras de árvores , que poderia facilmente esmagar o surfista.
Aqueles que surfaram esta onda , dizem que é uma das sensações mais incríveis que pode ser experimentado. "Quando você vai até a Amazônia se sente no meio do mar. Parece não ter fim - explica Salazar - é um outro mundo onde nada se aprende sobre a civilização a que serve. Uma opera em puro instinto. "
Mais: 1, 2, 3, 4 e 5

fonte: http://www.fogonazos.es

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo