A grande onda da Amazônia.
Duas vezes por ano entre os meses de fevereiro e março, as águas do Atlântico entram na foz do rio Amazonas, causando uma das maiores ondas do mundo a maior já registrada.
A onda gigante pode chegar a 4 pés e mover-se até 17 milhas rio acima, arrastando tudo em seu caminho. Os nativos chamado "pororoca", por causa do barulho assustador que a antecede, perceptível por meia hora antes que ela chegue ao seu destino.
Durante anos, os surfistas de todo o mundo vêm para a foz do Amazonas com a intenção de montar na pororoca, embora nem todos conseguem. O fenómeno é muitas vezes apresentado como uma sucessão de ondas, não muito alta, mas capaz de absorver água por quase uma hora.
O recorde mundial tem Salazar, um surfista brasileiro ficou por 37 minutos na mesma onda e andou até 12,5 quilômetros de rio.
Olhando as fotos, talvez o mais chocante são as massas de águas turvas em que o surfista desloca uma massa de barro e galhos que mostra a verdadeira força do rio.
De acordo com o próprio Salazar, são perigosas, bem como piranhas e outras criaturas aquáticas, é que as onda arrastam toras de árvores , que poderia facilmente esmagar o surfista.
Aqueles que surfaram esta onda , dizem que é uma das sensações mais incríveis que pode ser experimentado. "Quando você vai até a Amazônia se sente no meio do mar. Parece não ter fim - explica Salazar - é um outro mundo onde nada se aprende sobre a civilização a que serve. Uma opera em puro instinto. "
Mais: 1, 2, 3, 4 e 5fonte: http://www.fogonazos.es/
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)