quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Imagem em alta definição detalha cone de vulcão em Marte

A imagem em alta definição revela o centro de um pequeno cone ao lado um de um dos grandes vulcões de Marte. Para vê-la, clique aqui. Crédito: NASA/JPL-Caltech/Universidade do Arizona
Por Apolo11 

Quem está acostumado a ver imagens da superfície de Marte nos tradicionais tons avermelhados pode se surpreender com esta, belíssima, que mostra um pequeno cone ao lado de um dos maiores vulcões do planeta. Num primeiro momento parece que estamos vendo a Terra, tamanha semelhança com nossas paisagens.

Divulgada pela Agência Espacial Norte-Americana (NASA), é datada de maio de 2007 e revela algumas camadas de rocha dura que o compõem, mas apesar da aparência, a maior parte é composta de material relativamente macio. Segundo os cientistas, este parece um exemplo de um cone composto por pedaços de lava lançados durante uma pequena erupção vulcânica.

Normalmente, as erupções produzem lava derretida. Esse material pode ter sido resfriado entre a pilha de pedras soltas misturada à lava, resultando no aspecto rochoso da imagem. O inverno no planeta vermelho é extremamente rigoroso e a temperatura pode atingir -142°C.

O cone tem aproximadamente 700 x 1.100m, um tamanho semelhante a muitos cones vulcânicos na Terra. Marte possui alguns dos vulcões mais altos do Sistema Solar, porém sem apresentar atividade há milênios. O grande destaque é o Monte Olimpo, o maior de todos. Seu diâmetro alcança 620km e sua altura atinge 25km.
Agradecimentos a: Paulo R. Poian.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo