quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Ações preventivas e envolvimento da sociedade civil

A violência e a criminalidade têm sido uma preocupação de todos, gerando iniciativas importantes da parte do Poder Público.

Essa preocupação não é sem razão, tendo em vista o altíssimo custo social da violência, não apenas em termos materiais, mas também em termos de sofrimento moral traduzido em dor, medo e na sensação de insegurança, que impõe limitações à própria liberdade dos cidadãos.

O enfrentamento racional do crime e da violência, ao contrário do pensamento de muitos, não se resume a ações tais como reforço/aperfeiçoamento do aparato policial e a abertura de mais vagas no sistema prisional ( ações repressivas), é preciso cada vez mais investir em ações preventivas, de modo a conhecer os graus e as circunstâncias da violência e da criminalidade em suas diversas formas e atuar sobre os fatores de agenciamento destes fenômenos, em vez de simplesmente esperar que os crimes aconteçam e pensar que a prisão dos agentes é suficiente para resolver a questão.

Devemos ter consciência de que as ações preventivas contra a violência e a criminalidade não se resumem à implementação de programas sociais ( saúde, educação, moradia, etc.), tampouco são de responsabilidade exclusiva dos governos estaduais. Pelo contrário, a prevenção pode ser realizada através de programas e ações concretas que podem e devem ser levadas a efeito pelos municípios e pela própria sociedade, formando uma rede que envolva as policias e muitas outras instituições em um trabalho racional, no qual o esforço de cada um possa complementar o esforço dos demais e não concorrer com ele. Um trabalho onde, ao mesmo tempo, as comunidades passem a desempenhar um verdadeiro protagonismo.

Os jovens como principais agentes e vitimas da violência e criminalidade. O problema da reincidência. A questão das drogras e das ?gangues?, Violência e evasão escolar. Ações voltadas para a integração escola/ comunidade. Necessidade de uma escola menos discriminatória e mais inclusiva. Necessidade de garantia de espaços privilegiados e suficientes de cultura, esporte e lazer, na escola e nas comunidades. Necessidade de programas de apoio e tratamento aos drogadictos e suas famílias. Importância dos Conselhos Tutelares.

A violência é a maior causa de morte na população jovem masculina do país na faixa de 15 a 24 anos. A grande parcela de nossos adolescentes abandonam os bancos escolares e acabam se iniciando nas drogas e na delinqüência. Muitos começam a delinqüir após os 18 anos de idade, pressionados pelos anseios e responsabilidades da fase adulta, quase nunca correspondidos por estabelecer a relação entre o elevado índice de condenações por crimes contra o patrimônio e os quadros de desemprego e pobreza que assolam a população brasileira.

A promoção da segurança pública não é responsabilidade exclusiva dos estados, apenas porque compete a eles manter os aparatos policiais. Há inúmeras iniciativas que podem ser exigidas dos municípios em termos de segurança e essa participação é de grande importância, já que os problemas são localizados nas cidades e ninguém melhor que as administrações municipais e suas comunidades para diagnosticá-los e propor soluções.

Os Municípios devem criar o Conselho Municipais de Segurança Pública, que deverá congregar os diversos setores da sociedade, os órgãos policiais e a administração municipal para a identificação dos problemas e discussão de propostas que possam ser implementadas pelo próprio município ou serem objetos de gestões perante os órgãos estaduais e federais. Esses conselhos devem ser criados por uma lei que defina precisamente a sua composição, funções e funcionamento.

Sugerimos que o Município, por intermédio do Executivo implante o Conselho Municipal de Segurança Pública, onde deverão fazer parte diversos setores da sociedade e também representante das Policias Militar ? Civil ? Florestal, para que em conjunto possamos encontrar uma solução em amenizar a situação da violência e da criminalidade.


Sérgio Francisco Furquim
Presidente 56ª Subseção OAB/MG
 
jornalvarginhahoje

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo