sábado, 4 de dezembro de 2010

A arte no Cappuccino

O conceito é simples e divertido. Servir um cappuccino de forma diferente e personalizada. Ao mesmo tempo que se saboreia, apreciam-se diferentes criações feitas a partir da espuma do próprio café. O único senão é que, quando terminar de  beber, só restará mesmo a xícara.

O limite da arte é precisamente não ter limites. Dai que arte e café possam juntar-se e gerar fantásticas criações.

A "Latte art" consiste na manipulação do fluxo de leite dentro de uma jarra, para o café expresso. Com bastante habilidade e destreza, são criados desenhos na bebida a partir da espuma.
A notoriedade desta actividade deve-se a Sammy Lin. De origem chinesa mas a residir em Nova York, começou há poucos anos na 59º Avenida (mais precisamente na “Bottega del Vino”) por servir este extra aos seus clientes. Entre 5 a 20 segundos é o tempo que demora a estar finalizado este café especial. De coisas mais simples, como uma flor ou um sol, por exemplo, até algumas mais elaboradas, como animais ou símbolos chineses.

O público gostou tanto que a moda pegou, espalhou-se, e o simples ritual de beber um café ganhou contornos artísticos. Veja-se alguns exemplares servidos pelos quatro cantos do Mundo:
Panda (na imagem acima) - Pode ser apreciado nas vizinhanças de Tóquio, no Japão, onde os pandas gigantes são uma marca simbólica dos zoológicos locais.

Chapéu de palha - Acompanhado por uma flor de lavanda, este chapéu parece flutuar sobre ela. É servido no "Straw Hat Café", localizado no Museu Ghibli, nos subúrbios de Tóquio.
Folha - Esta folha pode ser apreciada em Tennessee, EUA, no "The Good Cup Café". Aqui apenas são servidos cafés de origem orgânica e plantas criadas em meios protegidos.
Macaco - Este engraçado macaco terá participado numa competição de "Free Pour Latte Art", em Washington o ano passado.
Elefante - Este desenho lembra-nos a famosa personagem animada "Dumbo". Foi produzido num festival italiano em Tóquio, pela "Academia Del Caffé", reconhecida pela qualidade e criatividade do seu café.

Um verdadeiro regalo para os olhos, sem desmerecer a qualidade do sabor, é o lema. Se quiser apreciar ou mesmo partilhar mais alguns exemplares, pode fazê-lo através da página "Art in my coffee".



fonte: http://obviousmag.org/

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo