quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

As manchetes dos momentos mais marcantes da história

Os grandes acontecimentos históricos fazem parte da nossa memória coletiva. Os jornalistas são, no entanto, aqueles que ajudam a construir essa memória, escolhendo, no meio da ansiedade do presente, as palavras para dar a conhecer os factos ao mundo. O que diria você se hoje tivesse que escrever a manchete do dia do crash de Wall Street ou da morte de John F. Kennedy? Veja aqui capas de jornal históricas do século XX. 

Os jornalistas dão-nos a conhecer o que se passa à nossa volta. Moldando a nossa memória coletiva, eles procuram as notícias com o seu faro particular, dando a conhecer o mais importante aos seus leitores (uns melhor que outros). O quê, o quem, o quando e o onde. E depois, o porquê e o como. Eles escolhem o lead, montam o corpo do texto e escrevem as palavras iniciais do título junto da fotografia. E há sempre aqueles dias na vida de um jornalista que marcam a sua carreira e a sua vida. São aqueles dias de que não apenas os profissionais dos media se recordam: também todos os cidadãos, que lêem as manchetes dos jornais e os guardam para mais tarde mostrarem aos filhos e aos netos. São aqueles dias em que sabemos que história foi feita.
Como escolher as palavras certas? Que fotografia colocar na capa? Como conjugar as imprescindíveis letras gordas ao tanto que se tem a dizer? Dependendo do assunto e da época, podem ser mais ou menos palavras. O sensacionalismo joga com a informação e cada jornal tem o seu estilo próprio de dar a notícia...
Simples e objetiva foi a notícia no dia em que Elvis Presley morreu, a 16 de Agosto de 1977. O The Sun noticiava "King Elvis Dead" com um subtítulo de "He was 42 and alone". Poucas palavras a encherem a capa do jornal, mas, mesmo assim, não faltou uma referência ao título de "rei do rock'n'roll", ícone de uma geração.
Na mesma década, duas palavras mexeram com os sentimentos de todo um país: "Golpe Militar", lia-se na primeira página do jornal português "A Capital", aquando da queda de uma ditadura que durava há quase 50 anos. Sem nenhuma fotografia, o periódico referenciava o "Movimento das Forças Armadas" e a sua ação de madrugada.


As notícias dos falecimentos de personalidades conhecidas são muitas vezes do maior interesse e os jornais não as enfeitam. Aconteceu assim na morte de Hitler, de John F. Kennedy, de John Lennon e da Princesa Diana. Décadas diferentes ditaram o tratamento do assunto, tal como os níveis de importância. "Hitler Dead" foi a expressão escolhida para dar a conhecer ao mundo a certeza do final de uma das épocas mais obscuras da História da humanidade. Palavras semelhantes foram mais tarde utilizadas para descrever o desaparecimento da princesa do povo. Já a morte de John Lennon é descrita de forma mais sensacionalista pelo "Daily Mirror" e a de John F. Kennedy inclui mais informações, devido às suas implicações políticas.


E existem outras, muitas outras manchetes dignas de atenção. O naufrágio do Titanic fez a capa do "The New York Times" em 1912, tal como a primeira missão da NASA na Lua, em 1969. Mais recentemente, o ataque terrorista às torres gémeas em 2001 fez manchete com "War On America", tal como a eleição de Barack Obama, o primeiro presidente negro dos EUA, com "The world has changed", em 2008.

Fontes das imagens: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9.



fonte: http://obviousmag.org/

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo