quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Astrônomos amadores ajudaram a descobrir 2.000 cometas

Sonda SOHO é a maior reveladora de cometas. Análise de imagens é feita por voluntários espalhados pelo mundo
Imagem do experimento LASCO, em 27 de dezembro. Crédito: LASCO/SOHO
Por G1 

A Agência Espacial Norte-Americana (NASA) informou que a nave Solar and Heliospheric Observatory [Observatório Solar e Heliosférico, SOHO] já registrou a existência de 2.000 cometas no espaço, desde o lançamento em dezembro de 1995.

Para atingir a marca, o instrumento da parceria entre NASA e a Agência Espacial Européia (ESA) contou com a ajuda de astrônomos amadores, que analisam diariamente as informações enviadas à Terra.

Os últimos dois foram catalogados por Marcin Kusiak, um estudante de astronomia de uma universidade da cidade de Cracóvia, na Polônia, no dia 26 de dezembro. Ele já encontrou mais de 100 cometas desde que começou a colaborar com a equipe do SOHO, em 2007. Durante os 15 anos, cerca de 70 pessoas de 18 países já auxiliaram no trabalho de registros dos astros.

De acordo com a NASA, a sonda é a maior reveladora de cometas que existe. Após receber análises dos voluntários e confirmar as descobertas, a equipe responsável envia os dados para catálogo no Minor Planet Center, em Cambridge, Massachusetts. O local mantém um registro de corpos celestes pequenos e de suas respectivas órbitas.

O catálogo completo de órbitas de planetas menores (MPCORB, na sigla em inglês, às vezes referido como "Catálogo de Planetas Menores") pode ser acessado e baixado da Internet.

Segundo Joe Gurman, um projetista da sonda do Instituto Goddard, as descobertas possibilitadas pela SOHO desde 1995 dobraram o número de órbitas conhecidas dos cometas na comparação com o que se conhecia nos últimos 300 anos. Nos primeiros dez anos de atividade, foram 1.000 cometas descobertos. A outra metade foi revelada nos últimos cinco anos.

Originalmente criada para monitorar o Sol, a sonda fornece dados sobre cometas por meio de um instrumento chamado LASCO [Large Angle and Spectrometric Coronagraph Experiment], que monitora a coroa solar, camada que reveste a estrela. Os voluntários estudam as imagens geradas pelas câmeras do dispositivo, que estão disponíveis para acesso público. O LASCO bloqueia a luminosidade da parte mais brilhante do Sol, permitindo a identificação de novos corpos celestes.

[Nota da Redação UFO: Certamente, entre as imagens estão diversas comumente confundidas e veiculadas como sendo UFOs, porém equivocadas].
 
 
Sigam os hiperlinks e surpreendam-se com centenas de imagens. São públicas, adivinhem se muitas delas não foram utilizadas de forma irresponsável para dizer que eram UFOs flagrados... rs!
 
Agradecimentos a:
Paulo R. Poian.
Consultor da Revista UFO Brasil

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo