sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Brasil passa a fazer parte do observatório ESO

Diretor geral do ESO Tim de Zeeuw e ministro Sergio Rezende assinam acordo. Crédito: Paulo Aguiar/MCT
Por Terra 

O Ministério da Ciência e Tecnologia assinou um acordo para pesquisa astronômica no hemisfério sul com o Observatório Europeu do Sul (ESO), na quinta-feira, dia 29, em Brasília. O convênio, que custará cerca de R$ 555 milhões em 11 anos, permite que o país participe da construção do futuro superobservatório European Extremely Large Telescope (E-ELT) de 42 m de altura, que deve ser inaugurado em 2021, no Chile.

Na cerimônia de assinatura, o ministro Sergio Rezende afirmou que o acesso a ferramentas mais modernas será benéfico para a evolução das pesquisas brasileiras. "A ESO é uma organização multilateral que até agora só tinha como membros os países europeus. A entidade é proprietária das melhores instalações de astronomia do mundo", falou.

De acordo com o site do Ministério da Ciência e Tecnologia, além da construção do E-ELT, o Brasil deve participar dos outros dois principais projetos do ESO: Giant Magellan Telescope (GMT) e Thirty Meter Telescope (TMT).

O Brasil é o primeiro país não-europeu a participar do ESO, que conta com 14 nações da Europa e tem orçamento anual de 135 milhões de euros. Embora as instalações para a construção do telescópio estejam no Chile, o país serve apenas de abrigo devido às melhores condições climáticas e geográficas para o estudo da astronomia.
 
 
Agradecimentos a:
Paulo R. Poian.
Consultor da Revista UFO Brasil

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo