quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Campos de concentração nos E.U.A


Entre as vítimas indiretas da 2 ª Guerra Mundial eram os japoneses que viviam nos Estados Unidos. A maioria dos que viviam no Havaí (que o Japão tinha bombardeado) tiveram que aprender a conviver com a rejeição social e sendo tratado como um inimigo do país, mas no continente era onde existia mais hostilidades.

No início da guerra cerca de 120 mil japoneses viviam na costa oeste dos EUA, principalmente na Califórnia. Apesar da falta de provas ou de provas credíveis, Roosevelt sucumbiu à insistência de que os japoneses deveriam ser classificados como inimigos estrangeiros". Em 19 fevereiro de 1942 assinou Ordem Executiva número 9066 que deu a autoridade militar para áreas de que" qualquer ou todas as pessoas devem ser excluídos ".
O Exército ordenou que todos os descendentes de japoneses fossem deslocados da costa leste, foram declaradas uma área estratégica. Eles tiveram que vender suas propriedades e empresas, muitas vezes, a preços ridículos, e se estabelecer em um dos campos de concentração construídos pelo governo. Enquanto estavam lá, contribuíram para o esforço de guerra, trabalhando nos campos ou trabalhando em fábricas. Aqueles que se recusavam a fazê-lo acabavam na prisão.
Alguns cidadãos japoneses protestaram, mas foram detidos por mais de dois anos, até que no final de 1944 (na guerra), a Suprema Corte decidiu que era necessário para deter pessoas cuja lealdade não estava em questão. Em 1944, começou a fechar os campos e as famílias foram autorizadas a retornar para a Costa Oeste. Até então, havia unidades com japoneses americanos lutando em França e Itália, que apesar de discriminação contra eles continuaram por muito tempo após o fim da guerra.
A oferta do governo dos EUA compensar as vítimas começou a partir de 1951, mas não se desculpou, até 1988, alegando que a concentração de prisioneiros deveu-se " preconceitos raciais, Histeria de guerra e o fracasso de liderança política. "
fonte: http://unabrevehistoria.blogspot.com/

5 Comentários:

molho disse...

O curioso e que não falam disso nas escolas, afinal eram os alemães que eram maus.

kharhan disse...

Ehhhhh...Vc disse tudo.
Valeu

joice disse...

Mais pura verdade, afinal quem conta a historia em quem ganha, ne?
a hipocrisia é algo incrivel.
sempre que se fala de campos so lembramos os alemãe e não paramos pra ver que contruiram um na africa bem na epoca da copa, nesses mesmos padrões.
isso é triste

Elvis Camilo disse...

"A história é escrita pelo vencedor."

Os EUA ganharam a guerra. Realmente acham que vão publicar esse tipo de coisa? A mesma coisa seria se a Alemanha tivesse ganho.

kharhan disse...

Nem sempre a história é escrita por vencedores..

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo