sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Citarum - O rio mais poluído do mundo

 
Hoje, Citarum é um rio morto, sufocado pelos resíduos domésticos de nove milhões de pessoas e centenas de fábricas. Tão densa é o tapete de detritos que flutua sobre ele, que os pequenos barcos de madeira da área de pesca são o único indício da presença de água. Seus ocupantes a  muito que não se dedicam à pesca. É mais rentável recolher o lixo que podem então vender - As garrafas de plástico, pernas de cadeira, luvas de borracha ... - Dois ou três euros por semana se tiverem sorte. O risco de contrair uma doença é, sem dúvida, elevado.
 
 
Tudo começou no final dos anos 80 com a rápida industrialização das margens do rio Citarum. Hoje, mais de 500 fábricas, muitas delas dedicadas à indústria têxtil que liberam seus detritos no rio Citarum ao longo de mais 200 milhas, a oeste de Java .
 
 
Além das substâncias químicas que entram no rio ainda tem os dejetos humanos. Aqui não há luxos como um serviço de coleta de lixo. Também não existem instalações sanitárias modernas ou estações de tratamento. Tudo vai para o rio.

Paradoxalmente, afirmam os especialistas que a grande contaminação vai afetar o lago da usina Saguling (o Citarum é um dos dois rios, que alimentam o lago) fazendo o gerador não funcionar corretamente, e privando de eletricidade as fábricas que o poluem.


fonte: http://unabrevehistoria.blogspot.com/

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo