sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

A erupção do Vesúvio de 1944

 
Provavelmente a mais famosa erupção do Vesúvio ocorreu em 24 de agosto de 79 dC, no auge da civilização romana. A erupção rápida e violenta sepultado as cidades romanas de Pompéia e Herculano (até 20 metros debaixo da lava vulcânica), permitindo mantê-las intactas até serem redescobertas no século XVI. Mas depois as erupções produziram muitas conseqüências sérias. A maior erupção do século XX ocorreu em 17 mar 1944. Destruindo as populações de San Sebastiano al Vesuvio, Massa di Somma e parte de San Giorgio em Cremano, enquanto que a Segunda Guerra Mundial avançava na Itália.
 
 
Com Vesúvio cuspindo lava e cinzas, os  jipes do Exército U. S.escapando com pressa. A erupção ocorreu poucos meses após a chegada das forças aliadas em Nápoles que causou grandes problemas. Um esquadrão inteiro de 88 bombardeiros B-25 da USAF foi destruída durante a erupção do vulcão.
 
 
A população estava segura, apesar da proximidade do vulcão, desde o dia 13 de março era conhecido que entraria em  erupção. No entanto, houve algumas mortes causadas pela explosão de um tanque de água que foi superaquecido pela lava. Grandes prejuízos económicos resultantes da destruição das aldeias de São Sebastião e Massa pela lava durante aqueles dias. Tiveram que mandar o Exército para limpar a espessa camada de cinzas que cobriu Nápoles. 
 
 
Nas duas imagens anteriores você pode ver o antes e o durante a erupção enquanto observa a extraordinária proximidade das casas do Vesúvio. Nas fotos abaixo, a lava vai destruíndo tudo em seu caminho. O magma continuou a fluir até 29 de março.
 


Após a erupção de 1944 a devastadora atividade do Vesúvio foi cessada. Algumas das imagens desta última erupção foram usados no filme Guerra dos Mundos (1953). O vulcão esteve adormecido desde 1944, mas no passado, sua inatividade variou apenas de 18 meses a 8 anos, com o período atual de calma, a maior nos últimos 500 anos. O gigante pode estar prestes a acordar.
 


fonte: http://unabrevehistoria.blogspot.com/

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo