quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Esculturas feitas de Queijo

A norte-americana Sarah Kaufmann podia usar os tradicionais materiais para as suas esculturas: pedra, mármore, talvez bronze. Podia, mas não usa. Todas elas são construídas sob e com queijo. Uma técnica que passou de pequeno negócio a uma carreira a full-time: Sarah percorre durante todo o ano os mais variados eventos dando a conhecer os segredos da sua arte.


Nascida e criada em Wisconsin, a ideia de produzir esculturas em queijo foi para si algo que aconteceu… naturalmente. Habituada a estar rodeada pelas várias fábricas de queijo na cidade, pelos chapéus triangulares laranja dos habitantes e pelos pastos cheios de vacas leiteiras, o material escolhido faz todo o sentido.
Sarah trabalhou na indústria local durante vários anos, depois de ter concluído o curso de Arte Comercial de Madison. Foi precisamente nesse tempo que descobriu o seu talento natural para manejar o queijo. Aperfeiçoou-o e foi encorajada a talhar a sua primeira escultura em 1981. Aproveitada para o comércio local e para fazer alguma publicidade aos consumidores, esta primeira obra ajudou também ao desenvolvimento de um projeto especifico para trabalhar esta atividade.
Quando se mudou para Cincinnati (Ohio), integrou a "Jungle Jim's Internacional Market", uma empresa nacionalmente reconhecida no mercado alimentar como manager de serviços criativos. Paralelamente, continuava com as suas esculturas a fim de construir uma carreira a full-time.


Desde 1996 a "rainha do queijo" já recebeu centenas de encomendas que captaram a atenção dos meios de comunicação: desde a imprensa, rádio, televisão, a eventos gastronómicos e desportivos.
Os seus trabalhos são feitos em Cincinnati e nos estúdios de San Diego. Sarah aparece também em pessoa durante festivais de comida e bebida, em supermercados, feiras, celebrações civis e outras ocasiões especiais. Enquanto modela as suas futuras criações, vai falando e interagindo com o público. Refere que a maior parte das pessoas sabe muito pouco sobre o queijo, as suas variedades, o modo como é feito. Por isso, não só vai descrevendo as especificidades de cada queijo que está a utilizar naquele preciso momento, como convida o público a prová-lo.
Em média, uma escultura bidimensional com aproximadamente 20 quilos demora entre 6 a 12 horas a ser feita. Pode ir ainda de 5 a 50 horas, dependendo dos detalhes e do tamanho.
Das suas criações fazem parte uma cópia do desenho animado Mickey Mouse para a Disney World, com 120 quilos e 36 metros de altura; reproduções de várias personalidades televisivas como Jay Leno, Matt Lauer ou Marc Sommers, desportistas e réplicas de monumentos mundialmente conhecidos.




fonte: http://obviousmag.org/

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo