quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

NASA dará coletiva sobre vida extraterrestre

A Agência Espacial Americana anunciou que realizará nesta quinta-feira, 2 de dezembro, uma coletiva de imprensa sobre descobertas relacionadas à astrobiologia.

Às 2 p.m. EST (11h de Brasília), a NASA falará ao público sobre as descobertas mais recentes que, segundo comunicado “terão impacto na busca por evidências de vida extraterrestre”. 

A astrobiologia é o estudo da origem, evolução, distribuição e futuro da vida no universo. As informações estão sob embargo da Revista Science, que deve publicar a descoberta, e só poderão ser revelada na quinta-feira.

A coletiva de imprensa será no quartel-general da NASA, em Washington, e será transmitida ao vivo pela NASA Television e também via streaming pelo site da agência. http://www.nasa.gov.

Os participantes do evento são Mary Voytek, Diretor do programa de Astrobiologia da NASA, Felisa Wolfe-Simon, pesquisadora associada ligada ao departamento de  pesquisas geológicas dos Estados Unidos;  Pamela Conrad, astrobiologista do Centro Espacial Goddard; Steven Benner, da Fundação para Evolução Molecular Aplicada; James Elser, professor da Universidade Estadual do Arizona.

Embora a NASA não tenha divulgado nenhuma outra informação sobre o conteúdo da coletiva, é possível especular algumas possibilidades pelo perfil dos participantes.

O professor Elser trabalha com ambientes aquáticos e terrestres, usando uma perspectiva evolucionária para integrar diferentes níveis de organização das moléculas e células ao ecossistema. Seu trabalho inclui o estudo da vida em lagos, inclusive em regiões geladas. Esses ambientes há muito são estudados como podendo conter pistas para o início da vida na Terra. Se a vida veio do espaço (em um cometa trazendo bactérias ou organismos unicelulares, por exemplo), seriam essas regiões profundas e isoladas que guardariam os indícios.

O trabalho de  Felisa Wolfe-Simon também está relacionado á água. Ela utiliza biologia molecular, bioquímica e fisiologia do fitoplâncton para descobrir a sequência de eventos que moldou a evolução do fitoplâncton moderno nos oceanos e da própria vida. Essencialmente, sua busca é achar os detalhes da co-evolução da vida com a Terra.

Ao que tudo indica, a descoberta está mais relacionada à origem da vida no nosso planeta do que fora dele. Mas só nos resta aguardar para saber, exatamente, do que se trata.

INFO Online

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo