sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Ouro, ingrediente de luxo nos pratos natalinos

Diz o ditado que nem tudo que reluz é ouro, mas talvez seja o que se come: a última moda na Itália é decorar os pratos de Natal com uma variedade comestível do metal precioso por excelência. Sem sabor e sem cheiro, o ouro usado na gastronomia tem uma função puramente estética, apreciada por muitos chefs e consumidores. Custo: US$ 64, já com os impostos, por um pacote de 24 folhas de ouro, pequenos quadrados de 10 centímetros.

É um elemento curioso mas, certamente, não é novo na culinária. Com o pó de ouro já se amassavam no antigo Egito as tortas ou bolos consumidos pelos faraós para aumentar seu conhecimento. Um tempero original e desde sempre exclusivo, que hoje - para aqueles que podem pagar, volta a ser moda sem quebrar nenhuma tradição.

É o que conta a revista World & Pleasure, segundo a qual os "pratos de 24 quilates" são a redescoberta de uma tradição italiana, um costume que se consolidou no período do Renascimento. Naquela época de tantas e tão profundas transformações para a humanidade, se recorria ao ouro para dar brilho aos alimentos nas mesas fartas dos nobres e dos reis.

Fez história a receita original do "risotto alla milanese" servido por uma das famílias tradicionais, os Sforza, que além do açafrão e do ossobuco de boi, também levava ouro, para demonstrar o poder econômico da família.

Por isso não foi por acaso que, há 30 anos, Gualtiero Marchesi, o pai da "nuova cucina italiana", resgatava esta variedade de risoto, que desde então foi incorporada aos manuais das escolas de chefs de toda Itália.

"O ouro também quer ter o seu próprio manual", disse à ANSA o chef Hans Beck, que usa as folhas de ouro só em pastelaria e em três de suas criações: "mousse al caffé", "sfera di cioccolato" e "cioccolatini". 

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo