sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Saturno é varrido por ciclone há cinco anos

Tradicionalmente o fenômeno não dura tanto tempo
Imagem gerada pela sonda Cassini. Crédito: NASA

Por AFP 

Cientistas espanhóis relataram na quarta-feira que um gigantesco ciclone do tamanho do continente europeu varre Saturno há cinco anos, o que faz desta tempestade a mais longa detectada no planeta. Seu vórtice se estende por 4.000 km, sendo estudado desde 2004 por um grupo de pesquisadores a partir de imagens vindas da sonda norte-americana Cassini.

"De acordo com nossas observações, o ciclone é o de maior duração dos examinados nos grandes planetas do Sistema Solar, Júpiter e Saturno", explicou a principal autora do estudo, Teresa del Rio-Gaztelurrutia. "Caracterizados por um vento que gira na mesma direção que o planeta, os ciclones não duram tradicionalmente muito tempo", disse a pesquisadora que dirige uma equipe da Universidade dos Países Bascos para conduzir o trabalho. "Conhecemos ainda muito pouco sobre este gênero de estruturas", acrescentou.

O grupo de cientistas conseguiu analisar a estrutura horizontal e vertical deste fenômeno meteorológico, assim como a sua circulação e sua maneira de interagir com os ventos utilizando simulações matemáticas.

Apesar do enorme tamanho do ciclone, os pesquisadores detectaram ventos "pouco intensos". Segundo suas observações, ele se desloca a uma velocidade de 245 km/h, cercado por ventos de 72 km/h.

A Agência Espacial Norte-Americana (NASA) revelou as imagens da sonda Cassini um ano após terem sido tiradas. Os cientistas só puderam analisar até o momento as amostras de 2009 e esperam descobrir se o ciclone gigante sobreviveu até este ano.
 
Agradecimentos a:
Paulo R. Poian.
Consultor da Revista UFO Brasil

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo