domingo, 19 de dezembro de 2010

Sea Launch - Uma plataforma de lançamento flutuante

 
Nos últimos anos, o lançamento de satélites tem se tornado um negócio comercial viável, em que muitas empresas lutam para conseguir seu lugar em um mercado altamente especializado. Uma empresa que se destaca de todas as outras pela peculiaridade de seus passos é Sea Launch, Um consórcio internacional que opera a partir de uma plataforma flutuante no Oceano Pacífico.
 
 
O projeto da plataforma de lançamento "float" é baseado em uma plataforma de perfuração de petróleo construída nos estaleiros da Rosenberg (Stavanger, Noruega), mas ao contrário de seus parentes de extração, a Odisséia é um auto-propulsor de veículos semi-submersível.

Além do Odisséia o sistema Espacial Sea Launch é composto de um vetor tipo-Rocket Launch Zenit-3SL e um navio de comando. Quando o navio estiver no porto, serve como oficina de montagem, e uma vez no mar, serve como centro de controle das tarefas de pré-lançamento e lançamento do Zenit-3SL.
 
 
Comparado com sistemas de lançamento "terrestres", este conceito tem algumas vantagens. Proporcionar uma capacidade máxima de elevação e caminho mais direto para a órbita. Isso permite que a massa de carga seja aumentada, enquanto maximiza a vida dos satélites em órbita.
 
 
Desde março de 1999, realizou 29 lançamentos. No próximo mês vai lançar o de número de trinta, um satélite de comunicação de propriedade da empresa italiana Telespazio.
 
Infelizmente para a Sea Launch são figurados dois lançamentos fracassados. Em 30 de janeiro de 2007, o foguete Zenit-3SL que carregava o satélite NSS-8 e 500 toneladas de combustível explodiu no início do lançamento. As imagens mostram como foi a explosão, causou uma enorme bola de fogo sobre a plataforma de lançamento. Felizmente, sendo um processo de lançamento totalmente automatizado, não há necessidade da presença de pessoal na plataforma que impediu a catástrofe. Apesar de um relatório posterior sobre o acidente revelou um prejuízo surpreendentemente pequeno para a magnitude da explosão, a empresa passou um ano sem qualquer lançamento. O momento decisivo foi coletado pelas câmeras da empresa.
 


Se você está interessado:
Sea Launch (Site oficial, em Inglês) Espacial.org (As informações técnicas em espanhol) wikipedia (Em Inglês).



fonte: http://unabrevehistoria.blogspot.com

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo