quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Silphium - A planta do dia seguinte

O silphium era uma planta cuja utilização foi difundida na antiguidade entre os egípcios, gregos e romanos seu uso remonta pelo menos desde o século VII aC

Seu uso foram os mais variados e assim foi usada para temperar alimentos, para fazer perfumes ou remédio eficaz para todos os tipos de dores. Mas, acima de tudo isso, a qualidade mais valorizada da silphium, foi a sua poderosa capacidade de induzir o aborto, por isso se tornou uma ferramenta indispensável para o controle da natalidade no mundo antigo.



As curiosidades da planta a partir do início, a sua semente, era em forma de coração com poder simbólico e mágico que traz.


Representação de uma semente silphium sobre uma moeda.

Da planta aproveitava se tudo e cada parte era usada para coisas diferentes. Das flores era extraído perfume. Caule era extraido um condimento que dava sabor aos alimentos e a resina e as raízes preparavam as drogas que nos diz Plínio, o Velho , era usado como remédio para tosse , dor de garganta , febre, contra indigestão , contra a retenção de líquidos , contra todos os tipos de dores , para combater a lepra , verrugas e até mesmo contra a queda de cabelo .




Mas como eu disse anteriormente o mais apreciado era a sua utilização como método abortivo. De acordo com Plínio, era misturada com um pouco de lã macia com a resina de silphium ,  fazendo assim uma pequena pílula, que era introduzida na vagina para provocar o fluxo menstrual. Sua eficácia era segura sendo comum o seu uso como uma espécie de "pílula do dia seguinte" . O segredo, aparentemente, estava no alto gráu de estrogênio que continha a planta.

Com todas essas qualidades não é de se estranhar que era uma planta muito valorizada e afirmavam que:
 "Vale seu peso em denários"
e Plínio disse sobre ela:
"O maior presente que a natureza poderia dar ao homem"

Eu suponho que muitos de vocês podem estar se perguntando ... Onde encontrar esta planta maravilhosa? Bem, como você pode ter notado, eu tenho falado em todas as entradas no passado: Ele usou , serviu , foi ... é que o silphium está extinto  desapareceu da face da Terra séculos atrás. Entre as causas que levaram à sua extinção, é claro, a superexploração humana, embora acredita-se que este não foi o único fator.

A principal razão foi que a silphium só crescia selvagens na planície costeira de Cirene (Líbia), e todas as tentativas de cultivá-la em outros lugares falhou.

comércio silphium representada em um prato.
 
Acredita-se também que a sua influência para o seu desaparecimento foi por causa da seca conjugada com uma forma generalizada com a alimentação dos animais , eles diziam que melhorava a qualidade da carne. Seja qual for o motivo o fato é que o silphium não chegou até nós . As velhas crônicas sobre a última planta silphium, narram que foi levada ao imperador Nero, que deu boa conta do mesmo. Eu acho que como um tempero de alimentos e não como abortiva.

Mais em:
Silphium (Wiki ingles)
El Silphium (Historiacocina.com)


fonte: http://historiasconhistoria.es/

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo