sábado, 8 de janeiro de 2011

Aeródromos Descartáveis

A pista ALG . Neste caso, reservado para general de quatro estrelas.

Uma das principais preocupações dos comandantes aliados durante a invasão da Normandia, era manter vias rápidas e seguras de comunicação e suprimentos para as tropas que avançavam profundamente em território francês. O problema é que faz-lo por terra não era rápido ou não era seguro, exceto que a maioria das estradas ou vias férreas estavam destruídas, muitas por causa do bombardeio aliado.

A melhor opção era fazer com aviões, mas como pistas de pouso em condições não era algo que deveria existir em abundância ou construir e fazê-las rapidamente. Assim nasceu o ALG ( Advanced Landing Ground) ou Pistas avançadas de terra.
 
Mapa mostrando as pistas ALG .

Foram introduzidas mais de trinta dessas pistas e sua construção não poderia ser mais fácil. Depois de localizar uma área adequada, que estava fora do alcance da artilharia alemã, vinha um grupo de soldados para limpar e nivelar um retângulo de cerca de 1.200 mtrs. de comprimento e 50 de largura. Espalhavam sobre a área demarcada uma cremalheira de fios em rolos grandes e pinos fixos no chão.

Esquema de grades - Transporte de rolos.
Os rolos iam sendo esticados ...
 
... E a grade era fixada ao chão.

Faixa de sinalização e iluminação era feita com um aparelho totalmente portátil, que rapidamente eram colocados em locais onde eram necessárias.
Por fim, uma torre de controle precária, ou no melhor dos casos, faziam com enormes caixas de embalagens. E as operações de vôo eram feitas dali mesmo.

"Torre de controle" de um ALG. A esquerda parece preparar um dispositivo para sinalização. O quadro-negro diz: " Flight Control - Todos os pilotos relataram aqui. "

Assim, desta forma, em apenas quatro ou cinco dias, tinham um aeroporto totalmente operacional.

Todas estas pistas, uma vez que terminou a guerra, ou mesmo antes, foram abandonadas. Ao longo do tempo, os moradores estavam retirando as grades de metal para plantar ou construir, mas em alguns lugares nunca foram removidas e foram assim integradas ao meio ambiente.


Esta foi uma pista , onde você pode ver a forma da grade. Hoje é um lugar de diversão onde até mesmo jogos de pólo são praticados.
 
 
Atividade:
Mais em:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo