domingo, 16 de janeiro de 2011

Caças da Luftwaffe - Messerschmitt Bf 109

O Messerschmitt Bf 109 é um avião de caça alemão . Ele serviu na Luftwaffe durante a Segunda Guerra Mundial. 
Image: Bf 109 G em primeiro plano, em 2 ª plano um avião que leva um filtro de ar da  versão  tropical do dispositivo, provavelmente um JG vindo do norte da África.


Messerschmitt Bf 109 Desenvolvimento


O Bf 109 é a unidade mais famosa do arsenal de aeronaves da Luftwaffe da Segunda Guerra Mundial e, certamente, de toda a sua história.
Tudo começou com a empresa Bayerische Flugzeugwerke da Alemanha, liderados por Willy Messerschmitt (Bf prefixo aqui). A empresa não gostava dos funcionários do Reichsluftfahrtministerium (Secretaria de Estado da Aviação), que a viam como algo separado da Alemanha e que trabalhavam para empresas estrangeiras.
Esta empresa desenvolveu o Bf 108, um avião civil de características surpreendentes. A Alemanha tinha proibido o fabrico de qualquer aeronave de caça, apesar da nascente Luftwaffe tentou contornar essas restrições.
Erhard Milch, chefe da Reichsluftfahrtministerium, estava em inimizade com Willy Messerschmitt, mas começou a receber pressão para que apresentasse esta aeronave em um concurso. Em um desses concursos a Luftwaffe estava procurando aparelhos, mas Milch disse Willy Messerschmitt que, se uma de suas aeronaves  ganhar o concurso, o prêmio seria de outra empresa.
Messerschmitt não desanimou e começou a trabalhar no Bf 108 para desenvolver o Bf 109 em 1934. Melhorias veio um monoplano de asa baixa, estreita, cabine fechada, trem de pouso retrátil e também incorpora um motor Daimler-Benz 601 com refrigeração a óleo . Isso o fez ter uma linhas muito modernas, aerodinâmica e ameaçadora para a época.

Image: Messerschmitt Bf 109 º da Afrika Korps perfeitamente camuflado

Era um pequeno aparelho de fabricação simples. Seu concorrente na competição era I-112 foi excluído por ser mais robusto e complicado para a fabricação. O Bf 109 tem o trem de pouso na fuselagem e não nas asas . Após a receber na fuselagem o impacto do pouso, a união das asas à fuselagem era muito fraca. Por esta razão, as asas eram muito fácil de desmontar, tornando o Bf 109 ser facilmente transportado e escondido. Mas o melhor de tudo era muito barato.
O primeiro Bf 109  foram enviados para lutar em nossos céus durante a Guerra Civil Espanhola com a Legião Condor. Durante esse período, homens e máquinas da Luftwaffe foram testados.

Rivais do Messerschmitt Bf 109

Há dois de fabricação norte-americana contemporâneo do Bf 109, o Curtiss P-40 e Bell P-39 . Contra o P-40, 109 bf turbo tinha, para que ele pudesse voar a grandes alturas o P-40. Lutou contra a União Soviética.
Os P-39, por sua vez tinham um motor semelhante ao Bf-109, mas não podia corresponder a este, uma vez que os P-39 não poderia efetivamente desenvolver o poder de seu motor, devido ao complexo sistema de transmissão da hélice. Milhares de P-39 pilotado no VVS , foram derrubados por Bf 109 no front oriental.

Image: piloto salta de um Bf 109

Da parte dos britânicos Spitfire equipados com motores Rolls Royce Merlin eram mais rápidos e mais manobráveis que o Bf 109, mas impulsionado por mãos inexperientes. O Bf 109 tinha uma capacidade superior que o caça Inglês era muito vantajoso nas mãos dos pilotos veteranos da Luftwaffe tinha também um de teto serviço maior. Os alemães acreditavam que o Spitfire era mais manobrável que o Messerschmitt Bf 109, mas os pilotos britânicos, que voaram em aviões capturados dos alemães os consideravam semelhantes.
Além disso, o  Hurricane também com o motor Merlin, só tinha alcance maior do que o Bf 109, um ponto que era prejudicial para a velocidade do dispositivo, que era menor do que o caça de Willy Messerschmitt.

O Bf 109 no ar

O Bf109 Messerschmitt era a ponta de lança que acompanhou o Stuka durante a blitzkrieg contra a Polônia e em países como Holanda, Dinamarca e Noruega. Assegurada a superioridade aérea para os tanques alemães poderia abrir rápidas brechas entre o  inimigo.
Durante a invasão da Polônia, a valente resistencia aerea derruba 80 aviões da Luftwaffe antes de ser completamente destruída por experientes pilotos alemães, com experiência em combate em solo espanhol, nos comandos de caças mais modernos do mundo.
Na Batalha da Grã-Bretanha revelou a principal limitação dessa faixa de caça. Versões através do Bf 109 E  dispunham de cerca de 660 km O Bf 109 foi usado primeiramente para escoltar os bombardeiros alemães sobre a Inglaterra, que lhes davam um tempo de combate efetivo em solo Inglês, de apenas 20 minutos. Muitos aviões ao retornar das missões caiam sem combustível no Canal da Mancha ou faziam pousos forçados.
A RAF consciente dessa limitação usou seu Spitfire para atrazar os Messerschmitt e desperdiçar seu precioso tempo, enquanto os Hurricanes mais lentos davam conta dos bombardeiros alemães.
Enquanto isso, no front oriental, o Bf 109 começou a ser substituído pelo Fw 190, mas muitos pilotos ainda preferia o Bf 109. Nesta frente os ases alemães pilotavam os aviões de Messerschmitt, enquanto a Alemanha era destruída pelos bombardeiros da RAF durante a noite e pela Oitava Força Aérea durante o dia. Neste ponto, a extensão do Bf 109 F era de 880 km e o variante Bf 109 G  poderia voar 1000 km.
E focados na defesa do Reich os Bf 109, tinham 10 anos e jogavam na defensiva contra o P-47 e P-51 para derrubar bombardeiros americanos B-17 e B-24 . Fizeram esta tarefa da melhor forma possível. 1 / 3 da tripulação americana não voltou para casa, mas conseguiu dar o golpe final na a Alemanha e na Luftwaffe. Foram produzidos mais de 35.000 unidades dos Messerschmitt Bf 109 .

Depois da guerra

No final da II Guerra Mundial, o Bf 109 continuou sendo fabricado na Espanha  pela indústria "Hispano Aviación", sob a nomenclatura de  HA-1112







Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo