Caças da Luftwaffe - Messerschmitt Me 163 Komet

Após a derrota na Primeira Guerra Mundial , tratados de paz  impôs restrições severas a Alemanha para a fabricação e investigação em certos domínios técnicos aplicáveis às armas. Felizmente para os alemães, então conhecido como "Rocket" era um hobby, algo amador que não se levava a sério. Em 1928, a indústria de automóvel Opel, para promover sua marca de veículos, produziu um carro que chegou a 114 km / h usando foguetes com polvóra preta aplicado por Max Valier. Mais tarde, em uma evolução dos veículos, a Opel-se  ultrapassou 200 km / h movidos a combustível sólido.

Estes motores de foguete foram usados pela Opel apenas uma adaptação de armas de foguetes usados pela Marinha e eram difíceis de controlar, de modo que o Opel continuou suas experiências com veículos montados em trilhos que eram muitas vezes queimados ou explodiam, para o deleite da platéia. Enquanto isso, a Opel permitia a Valier fazer experiências individuais sobre os trilhos que a empresa tinha instalado.

Opel continuou o seu amor pelos foguetes e sua aplicação em veículos, mas necessitava ir mais longe e tentou decolar aviões com foguetes. Ele descobriu o problema que as superfícies da cauda do avião entrava em contato  com os gases de escape da propulsão dos foguetes. Tentou sem sucesso resolver o problema.

Opel podia fazer foguetes, mas não os aviões, assim que ouviu falar de um designer que havia construído um aviões sem cauda e em forma de delta. Sem pensar, Opel quis conhecer Alexander Lippisch. Depois de falar tanto acabou montando um projeto de planador foguete que com superfícies estabilizadora montada na frente, e assim decolou o primeiro avião movido a foguete . Entretanto, Valier seguia os testes, agora com foguetes de combustível líquido bastante perigoso. Um de seus protótipos explodiu e um fragmento  acertou o no coração. Valier sangrou até a morte.

Hellmuth Walter, continuou ao longo do caminho aberto por um seguro de Valier e conseguiu foguetes de combustível líquido. Estes pequenos foguetes foram utilizados durante  toda a Segunda Guerra Mundial como a assistência de lançamento para os bombardeiros da Luftwaffe em pistas curtas. A Luftwaffe imediatamente pensou: Por que não um caça impulsionados com os motores de Walter?

Imagens: Hellmuth Walter designer motor de foguete I-163. Alexandre M. O Designer do Lippisch-163

Lippisch passou a trabalhar como designer e projetou o Messerschmitt Me 163 A, um avião parecido  com os planadores esportivos da época , com as asas em forma de delta e sem as superfícies de cauda horizontal. Decolando em muito pouco espaço e realizava uma subida vertical até ficar quase sem combustível (só durava10 minutos). Depois de alguns minutos de voo planejando voltava ao chão com facilidade de vôo contra o que geralmente pensavam sobre este aparato, desde que foi construído como um planador (os pilotos sobreviventes atestam).

O Me 163 B (primeiro modelo de combate em operação) foi entregue à Luftwaffe em maio de 1944. Os Tanques de combustível eram mais elevados do que os de seu antecessor, o Me 163 A. O motor de Walter HWK 109-509a-2 dava um impuxo de 1700 quilos, que permitia até 76 metros por segundo (normal era de cerca de 15 m / s). Este dispositivo podia voar a mais de 1000 km / h, até 9145 metros em 2 minutos e tinha um teto de serviço de 12.000 metros, mas sua autonomia era apenas 35,5 quilômetros.

Resumindo um pouco, por exemplo: se uma formação de bombardeiros foi detectada em 5 minutos poderia ter a sua altura  uma esquadrilha de ME163 cuspindo fogo , mas apenas por dois minutos e meio. Nesse momento a aeronave sem combustível era completamente vulnerável para escoltar os bombardeiros. Sua fuga era um mergulho  para tentar chegar ao aeroporto planando. Se o avião pousasse em algum lugar próximo, poderia ser pego e levado para o aeroporto para decolar novamente e fazer muitas missões em um dia.

Infelizmente, o abastecimento dos tanques de combustível era muito perigoso e mantido um protocolo de segurança. Os tanques de combustível estavam ao lado das pernas do piloto e para entrar no avião ia montado entre eles. O combustível era chamado C-Stoff um redutor químico  (em castelhano "a substância C" consistia de metanol 57%, hidrato de hidrazina 30% e 13% de água). Além disso, o avião estava carregado com T-Stoff (peróxido de hidrogênio 80% e 20% hidroxiquinolina) que era um forte oxidante químico. Para juntar as duas substâncias, e haver uma reação de combustão. Por isso, perdeu-se mais Messerschmitt 163 em explosões durante o reabastecimento do que em operação na luta contra o inimigo.

Além disso, a queima T-Stoff em contato com muitos compostos orgânicos, tais como a pele humana, assim os pilotos eram protegidos com trajes de compostos sintéticos (ainda tem casos de pilotos completamente reduzidos a ossos depois de fugir dos fluidos em aterrissagens de emergência ou algo mais brusco).

Outro perigo deste dispositivo era o trem de pouso / decolagem , eram descartáveis. Ao decolar, a apenas 5 metros tinha que liberar as duas rodas dianteiras, se fosse feita, mais cedo ou mais tarde, havia um risco das mesmas saltar e danificar um depósito de combustivel ou as peças de madeira do avião. E ao aterrissar o I-163 tinha patins extensiveis em seu interior. Após o pouso, e baixa velocidade, uma de suas asas apoiava-se no chão (sem quebrar através de um reforço especial) a unidade foi interrompida. Os patins eram muito rigido, muitos pilotos partiam a coluna vertebral ao aterrissar  e ficavam paraliticos. Também em voo   era quase impossível abrir a cabine devido à velocidade do ar e os pilotos levavam dentro da cabine um cabo de vassoura para abrir a frente.

Do meu ponto de vista, Mano Ziegler, um dos pilotos de testes do Me 163, escreveu em seu livro "RaketenJäger Me 163" a frase mais precisa para descrever este aparato:

"Estava dez anos à frente do seu tempo, mas a tensão da guerra acelerou o processo de desenvolvimento e por este motivo, também foi o avião mais perigoso de todos os tempos. "






fonte: http://www.avionesclasicos.com/

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