segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Casas subterrâneas para economizar energia

Por Alberto G. Luna

Cansado de invernos frios e ter que pagar uma conta brutal para aquecer a sua casa? Mude-se para uma casa subterrânea . Elas são uma das maneiras mais fáceis de atingir o conforto térmico sem consumir energia  e de forma sustentável.


Pense em uma casa enterrada, mas nem tanto, mas bastante coberta e integrada na natureza (não há necessidade de viver em um buraco). Aqui o clima interior é quente no inverno e fresco no verão. A temperatura está em torno do clima médio anual da área. Por exemplo, para a Espanha seria entre 17 e 23 graus. Verdade "Impensável? Isto é devido à inércia térmica das paredes e do teto, por estar em contato com o solo faz com que as máximas e mínimas interior  sejam várias vezes menor que no exterior.

Se você também combinar isso nos dá uma boa direção para captar a luz solar no inverno e um sistema de ventilação passiva no Verão O resultado é um controle total sobre a temperatura só por meios naturais.


Frank Lloyd Wright  tinha em mente os problemas que as cidades poderiam enfrentar no futuro , E em 1932 criou o  Broadacre City. Ele próprio descreveu da seguinte forma:

As casas são de vários tipos, feitas na maior parte de materiais sintéticos  resistentes ao fogo , pré-fabricada, mas sem abrir mão, de materiais naturais [...]. O quarto tem um telhado de vidro, que também pode ser usado como um jardim. Nestas condições, o individualismo floresce e os racionamentos dos grandes centros superlotadas desaparecerá em três ou quatro gerações. Ele  dará a oportunidade  para que um novo indivíduo se desenvolva naturalmente
 
 Pois se alguém tiver um "pequeno problema" de umidade no porão de uma destas casas. Vem à minha cabeça uma camada de cascalho entre a terra e o concreto para permitir a drenagem .





fonte: monkeyzen.com

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo