sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Cientistas da NASA encontraram tipo de aminoácido em asteróides

Moléculas fundamentais para a vida na Terra podem ter vindo do espaço

Vida oriunda do espaço. Ilustração. Crédito: NASA/Mary Pat Hrybyk-Keith
Por R7  

Pesquisadores da Agência Espacial Norte-Americana (NASA) descobriram que os aminoácidos –fundamentais para produção de proteína, a substância usada para formar estruturas básicas nos organismos vivos – podem realmente ter vindo do espaço. O cabelo e as unhas, por exemplo, têm como base a proteína, que também é usada para acelerar ou regular reações químicas.

Os aminoácidos existem de duas formas, sendo uma o espelho da outra, como acontece com as nossas duas mãos. A vida na Terra é baseada exclusivamente na molécula que representaria a mão esquerda, mas os especialistas sabem que a variedade que seria a da mão direita, destra, poderia funcionar perfeitamente como seu par "canhoto".

O grande desafio dos cientistas é descobrir por que a Terra favoreceu o modelo de molécula da mão esquerda. Em março de 2009, pesquisadores do Centro Goddard de Vôo Espacial da NASA relataram a descoberta de uma abundante forma de aminoácidos "canhotos" nas amostras de meteoritos que vieram de asteróides ricos em carbono.

Isso sugere que a vida desse específico tipo canhoto começou no espaço, onde as condições dos asteróides favoreceram a criação dessa forma de aminoácidos. Impactos de meteoritos podem ter fornecido esse material, enriquecido de aminoácidos canhotos, para a Terra.

Em nova pesquisa, a equipe revela ter encontrado o mesmo tipo também em abundância numa variedade muito maior de meteoritos ricos em carbono. Daniel Glavin, do Centro Goddard e autor de um artigo científico sobre o assunto publicado na revista científica Meteoritos e Ciência Planetária, disse que a descoberta de 2009 não é um fato isolado [Veja Novos estudos de fragmentos do asteróide 2008 TC3 trazem revelações].

"Isso nos diz que nossa descoberta inicial não foi um acaso, que realmente havia algo acontecendo no asteróides de onde vieram esses meteoritos que favorece a criação de aminoácidos canhotos", comentou Glavin.


Saiba mais em Partículas supostamente extraterrestres detectadas em sonda no Japão.
 
 
 
Agradecimentos a:
Paulo R. Poian.
Consultor da Revista UFO Brasil

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo