quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Cientistas querem descobrir quanto pesa 1 kg

Cientistas descobriram que o protótipo
de quilograma do Escritório Internacional
de Pesos e Medidas, na França,
derramou um pouco de peso. 

Quanto pesa um quilo? A pergunta parece tola, mas alguns cientistas continuam buscando a resposta sem perder a esperança de chegar a um valor constante para o quilograma, independente de qualquer objeto físico. Desde 1889, o quilograma (kg) está baseado em um cilindro composto por 90% de platina e 10% de irídio, fabricado em Londres em 1879 e conservado sob uma redoma de vidro no Escritório de Pesos e Medidas de Sèvres, nas proximidades de Paris. 

As medições feitas há mais de 100 anos mostram que o kg ''perdeu peso''. A massa mudou o equivalente a um grão de areia de 0,4 mm de diâmetro. A mudança foi o suficiente para que os cientistas de todo o mundo estudassem uma definição que passe do objeto físico, como foi feito com o metro, definido agora pela velocidade da luz. 

O objetivo é redefinir todas as unidades básicas - massa, distância, tempo, etc - com valores estáveis e universais. Para o quilograma, os cientistas sugerem o uso da constante de Planck, um valor que tem o nome da física quântica, Max Planck. Complexa para um leigo, a constante de Planck se define com uma fórmula chamada h. Resta por definir a relação entre o quilo de toda a vida e a constante de Planck. Para isto, várias experiências estão sendo feitas em todo o mundo. Os cientistas utilizam balanças de watt, um aparelho que permite converter a potência mecânica em potência elétrica e vice-versa. 

"Nossos experimentos avançam, mas é muito cedo para colocar em prática a nova definição do quilograma", destacou Michael Stock, da Royal Society de Londres. "Um dos problemas é que vamos precisar de mais balanças de watt do que as que temos para medir de maneira confiável o quilograma quando for aplicada a nova definição", explica. Para Stock a mudança tem chance razoável de ser aprovada na próxima conferência de pesos e medidas prevista para Paris em 2015.


Terra
 
jornalvarginhahoje

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo