quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Dengue: mitos e verdades

A dengue tem sido tema recorrente em todo o Brasil nos últimos meses, consequência de índices alarmantes de casos notificados. Como a divulgação de informações irreais sobre a doença atrapalha a prevenção e o combate, alguns esclarecimentos sobre o que é verdade e o que é mentira a respeito da dengue devem ser feitos. 

- A picada do mosquito é a única forma de transmissão da dengue? 

Sim, a dengue não é transmitida por pessoas, objetos ou outros animais. 

- Uma pessoa infectada pode passar a doença para outra? 

Não há transmissão por contato direto de um doente ou de suas secreções para pessoas sadias. A pessoa também não se contamina por meio de fontes de água, alimento, ou uso de objetos pessoais do doente de dengue. 

- Velas de citronela ou andiroba ajudam no combate ao mosquito? 

Esses recursos têm efeito temporário e indeterminado. 

- Basta secar os lugares onde tem água parada? 

Não adianta só secar os reservatórios de água parada, é necessário limpá-los também. O ovo do mosquito pode se manter vivo por mais de um ano sem água. 

- O inhame e o complexo B ajudam na prevenção da dengue? 

Não. As pessoas falam que principalmente o complexo B tem um cheiro muito forte e espanta o mosquito, mas não é verdade. Tomar vitamina B para evitar a aproximação do mosquito não se mostra eficaz, uma vez que o efeito varia de acordo com o metabolismo da pessoa, podendo não repelir o mosquito. 

- É verdade que o mosquito se reproduz mais rápido no calor? Que outros hábitos o Aedes tem? 

Sim. No calor, o período reprodutivo do mosquito fica mais curto e ele se reproduz com maior velocidade. Isso explica o aumento de casos de dengue no verão. O mosquito fica onde o homem estiver, prefere picá-lo a qualquer outra espécie e gosta de água acumulada para colocar seus ovos. 

- Água de piscinas pode servir de criadouro para o mosquito? 

Depende. Se a água estiver bem tratada e com a concentração recomendada de cloro, o mosquito não se desenvolve. Já foi comprovado que água com cloro e água salgada funcionam como repelentes. Caso contrário, o mosquito pode se desenvolver sim.

- Aplicar borra de café na água das plantas e sobre a terra ajuda a combater o Aedes aegypti?

Não. A eficácia da borra de café não foi comprovada na prática do dia a dia (já foi verificado que água suja de borra de café desenvolve a larva do mosquito) e a sua utilização não simplifica os cuidados atualmente recomendados, que são a eliminação de pratos ou a utilização de pratos juntos aos vasos, a colocação de areia até as bordas dos pratos ou a eliminação da água e a limpeza dos pratos com bucha e sabão semanalmente. Além disso, a borra de café com açúcar pode atrair formigas.

- A dengue pode ser contraída mais de uma vez?

Ao contrair dengue, a pessoa fica imunizada permanentemente para aquele sorotipo do vírus, mas não para os outros. Dessa forma, uma mesma pessoa pode ter dengue até quatro vezes. A segunda infecção por qualquer sorotipo da dengue é, na maioria das vezes, mais grave do que a primeira, independentemente dos sorotipos e de sua sequência. É importante lembrar, porém, que manifestações mais graves da dengue podem ocorrer na primeira infecção.

- Algum medicamento cura a dengue?

Não. Não existe nenhum antiviral que cure a dengue. Quando a pessoa é diagnosticada com dengue, os sintomas é que são tratados de modo paliativo com analgésico, antitérmico e muita hidratação.

Ações de prevenção

O Governo de Minas lançou no final de 2010 o Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue, que conta com a ajuda do Exército, da Aeronáutica, do Ministério da Saúde, das prefeituras e da sociedade no enfrentamento à ameaça de uma grande epidemia da doença no Estado. Entre as ações está a criação de uma Força Tarefa formada por cerca de 400 profissionais e voluntários. O Governo de Minas investirá no programa R$ 60 milhões do Tesouro do Estado até junho de 2011.

Canal denúncia

Uma arma poderosa contra o inimigo é denunciar focos de multiplicação do mosquito da dengue. Utilize essa arma com precisão e consciência. Se você identificar algum lugar em sua cidade que tenha foco de dengue, dê sinal de alerta! Ligue e denuncie: 0800 283 2255.
jornalvarginhahoje

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo