sábado, 1 de janeiro de 2011

Grupo internacional vai criar Simulador da Terra Viva

Recriar o que acontece no planeta
O Living Earth Simulator quer recriar tudo em computador. Crédito: Insomniacslounge


Por Gareth Morgan/Inovação Tecnológica 


Uma equipe internacional de cientistas está tentando criar um simulador para recriar tudo o que acontece na Terra, desde os padrões do clima global à disseminação de doenças, passando por transações financeiras ou mesmo os congestionamentos nas ruas das cidades.

Batizado de Living Earth Simulator [Simulador da Terra Viva, LES], o projeto tem como objetivo ampliar o entendimento científico sobre o que acontece no planeta, encapsulando as ações humanas que moldam as sociedades e as forças ambientais que definem o mundo físico.

"Muitos problemas que temos hoje - incluindo as instabilidades sociais e econômicas, as guerras, a disseminação de doenças - estão relacionadas ao comportamento humano, mas há aparentemente uma séria falta de entendimento sobre como a sociedade e a economia funcionam", afirmou Dirk Helbing, do Instituto Federal Suíço de Tecnologia, que dirige o projeto FuturICT.

Graças a projetos como o Grande Colisor de Hádrons (LHC), o acelerador de partículas construído na Suíça pela Organização Européia para Pesquisa Nuclear (CERN), "os cientistas sabem mais sobre o início do universo do que sobre nosso próprio planeta", disse ele.

Segundo Helbing, necessita-se de um acelerador de conhecimento, para fazer colidir diferentes ramos da ciência. "A revelação das leis e dos processos ocultos sob as sociedades constitui o grande desafio mais urgente de nosso século", afirmou.

O resultado disso seria o LES, capaz de prever a disseminação de doenças infecciosas, como a gripe suína, descobrir métodos para combater as mudanças climáticas ou mesmo identificar pistas de crises financeiras incipientes.

Hipercomputadores - Mas como funcionaria esse sistema colossal? "Para começar, seria necessário inserir grandes quantidades de dados, cobrindo toda a gama de atividades no planeta", explicou Helbing. Ele também teria que ser movido pela montagem de supercomputadores que ainda estão para ser construídos, com a capacidade de fazer cálculos em uma escala monumental.

Apesar dos equipamentos para o LES ainda não terem sido construídos, muitos dos dados para alimentá-lo já estão sendo gerados. Por exemplo, o projeto Planetary Skin [Pele Planetária], da Agêncioa Espacial Norte-Americana (NASA), verá a criação de uma vasta rede de sensores coletando dados climáticos do ar, da terra, do mar e do espaço.

Para completar, Helbing e sua equipe já começaram a identificar mais de 70 fontes de dados online que eles acreditam possam ser usadas pelo sistema, incluindo Wikipedia, Google Maps e bases de dados governamentais. A integração de milhões de fontes de dados - incluindo mercados financeiros, registros médicos e mídia social - geraria o poder do simulador.

Web semântica - O próximo passo é criar uma base para transformar esse pântano de dados em modelos que recriem com precisão o que está ocorrendo na Terra. Isso só será possível com a coordenação de cientistas sociais, especialistas em computação e engenheiros para estabelecer as regras que definirão como o LES vai operar.

Segundo Helbing, esse trabalho não pode ser deixado para pesquisadores de ciências sociais tradicionais, que tipicamente trabalham por anos para produzir um volume limitado de dados. Também não é algo que poderia ter sido conseguido antes - a tecnologia necessária para fazer funcioná-lo somente estará disponível na próxima década, observou ele.

Precisará ser capaz de assimilar vastos oceanos de dados e, ao mesmo tempo, entender o que significam. "Isso só será possível com a maturação da chamada tecnologia de web semântica", disse Helbing.

Hoje, uma base de dados sobre poluição do ar seria percebida por um computador da mesma maneira que uma sobre transações bancárias globais - essencialmente apenas uma grande quantidade de números. Mas a tecnologia de web semântica será capaz de trazer um código de descrição dos dados junto com os próprios, permitindo aos computadores entendê-los dentro de seu contexto.

"Além disso, nossa abordagem sobre a coleta de dados deve enfatizar a necessidade de limpá-los de qualquer informação que se relacione diretamente a um indivíduo", explicou. Conforme ele, isso permitirá que o LES incorpore grandes quantidades de dados relacionados à atividade humana sem comprometer a privacidade das pessoas...
 
 
Agradecimentos a:
Paulo R. Poian.
Consultor da Revista UFO Brasil

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo