sábado, 8 de janeiro de 2011

Mistérios do Lago Vostok prestes a serem revelados

Uma das últimas fronteiras intocadas da Terra próxima a ser alcançada
O que pode haver neste ambiente ninguém sabe, mas as especulações incluem formas de vida únicas, que evoluíram de maneira  independente. Crédito: Subglacial Antarctic Lake Environments

Por Inovação Tecnológica

Se algum ambiente da Terra ainda pode ser considerado totalmente intocado, este é o caso do Lago Vostok. Até hoje "visto" apenas por radar, está escondido nas profundezas da Antártica, coberto por uma camada de quatro quilômetros de gelo.

Os cientistas acreditam que ele está assim, selado e isolado do restante do macroambiente terrestre, aí incluída a atmosfera, há pelo menos 14 milhões de anos. O que pode haver lá ninguém sabe, mas as especulações incluem formas de vida únicas, que evoluíram de maneira independente.

O fato é que, o que quer que viva ali, são organismos muitos antigos - ou, quem sabe, formas de vida totalmente desconhecidas. Mas esse suspense não vai durar por muito tempo.

O Secretariado do Tratado da Antártica, organismo supranacional que cuida da preservação do continente, autorizou a primeira captura direta de uma amostra de água do Lago Vostok. Os pesquisadores do instituto russo Arctic and Antarctic Research Institute (AARI) já estão a postos e esperam que sua perfuratriz atinja o até agora insondável do Vostok ainda neste mês de janeiro.

A grande preocupação do Secretariado era evitar qualquer contaminação das suas águas. Autorização foi dada depois que os russos idealizaram uma técnica de exploração bastante engenhosa, em que a pressão da água do próprio lago irá empurrar todo o aparato de perfuração para cima, congelando-se em seguida e selando-o novamente.

Na verdade, a proposta foi feita em 1998. Seguiram-se etapas exaustivas em que especialistas questionavam cada chance de erro do procedimento proposto pela equipe. Mas parece que eles conseguiram convencer a todos.

Fronteira desconhecida - Agora que a autorização foi concedida, os pesquisadores russos, sediados na estação que também leva o nome de Vostok, correm contra o tempo, à medida que se aproxima o fim da estação de pesquisas na Antártica.

Segundo Valery Lukin, do AARI, a base do novo poço está agora a 3.650 m, mais ou menos 100 metros acima do lago. "Nós primeiro vamos usar uma broca mecânica e [a mistura tradicional de] freon e querosene para atingir 3.725 m. Então, uma nova cabeça de perfuração termal especialmente desenvolvida, usando um fluido limpo à base de óleo de silicone e equipada com uma câmera, vai passar pelos últimos 20 a 30 metros de gelo", informou Lukin.

Embora o Lago Vostok seja bem conhecido a partir de dados sismológicos e de radar, essas informações não são precisas o suficiente para determinar exatamente a que profundidade está a fronteira entre o gelo e a superfície líquida do lago...
 
Agradecimentos a: 
Paulo R. Poian.
Consultor da Revista UFO Brasil

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo