segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

O melhor de 2010 - 14 grandes momentos - resumo científico

Por Elías Notario
Embora certamente a  Ciência como tal, tem sido desenvolvida ao longo de muitos anos é uma realidade, no passado,  quando as disciplinas científicas existentes estavam vivendo sua verdadeira idade de ouro, graças à qual o homem ganhou um conhecimento valioso, que finalmente foi traduzido, ou traduzida as descobertas e os talentos de todos os tipos e cores.
Por exemplo, se nos concentrarmos exclusivamente no ano de 2010 que terminou,  deixou-nos ver que o número de descobertas, avanços e criações relacionadas com a ciência que ocorreram é simplesmente espetacular

Bem, este post, vai mostrar  grandes momentos científicos que temos vivido nos últimos 365 dias.
Sem mais delongas, em seguida, deixo-vos com quatorze grandes momentos científicos que ocorreram ao longo de 2010, não sem antes perguntar aos leitores,caso lembrarem de mais alguns ,colocarem nos comentários, para serem colocados em um outro post.

Tabela de Conteúdos

Primeiro olho biônico

Em março de 2010  um grupo de cientistas australianos mostraram nada mais e nada menos do que o primeiro olho biônico. Especificamente, a geringonça, ainda em seus estágios iniciais de desenvolvimento, é capaz de capturar imagens com uma pequena câmera que transmite para os neurônios do pacientes que sofrem de cegueira, que lhe permite ver parcialmente (ou seja, não vai ver como uma pessoa normal, mas por exemplo se ele  distinguir um copo, que para alguém com a cegueira é uma enorme melhoria.)

Chips no interior de células

Também  no mês de março de 2010 outro anúncio em que ciência, tecnologia e medicina deram as mãos para anunciar que um grupo de cientistas espanhóis tinha sido capaz de inserir chips de silício em células humanas.

Neste caso, a coisa mais importante não é só que eles conseguiram "injetar" um chip na célula, mas também demonstraram que tais objetos estranhos não alteram o comportamento normal  e sobreviver dentro delas.
O potencial técnico deste desenvolvimento, na qual ainda há muito a investigar, eles são simplesmente espetaculares. Por exemplo, graças ao chip dentro da célula podemos administrar medicamentos diretamente na célula para "reparar" ou monitorar constantemente a sua atividade.

Milhões de toneladas de Agua na Lua

A NASA é uma que melhores momentos relacionados com a ciência nos deu ao longo de 2010, uma das mais famosa declaração em que anunciou foi que havia detectado milhões de toneladas de água gelada no Pólo Norte da Lua.
A descoberta - que a teoria já havia previsto há muito tempo, foi através do Mini radar -SAR carregando dentro  da sonda Índiana Chandrayaan-I e com as esperanças dos cálculos serem precisos (existem cerca de 600 milhões de toneladas de água) o homem poderia montar uma estação lunar, por exemplo,  ou realizar mais experimentos em gravidade zero .

A fusão nuclear controlada

De todos os problemas que hoje tem o ser humano, destacam-se aquelas relacionadas à geração de energia e que, embora o uso de fontes limpas de energia está  ainda muito dependente de combustíveis fósseis.

Uma das solução definitiva para este problema que tem sido comentada por muitos anos é o fusão nuclear, Um processo no qual dois núcleos atômicos coesos  liberam grandes quantidades de energia sem nenhum resíduo, o mesmo que apenas conseguimos reproduzir de forma descontrolada (para a produção de energia a partir da fusão é um pré-requisito  ter controle absoluto sobre o processo).

Bem, em 2010, também se deu um grande passo à frente neste domínio por pesquisadores dos EUA  National Ignition Facility obteram calor de 3,3 milhões de kelvin em uma esfera (vazia, mas depois ira conter átomos de deutério e trítio), com laser mais poderoso do mundo.

A teste e os resultados são muito importantes por duas razões. Um deles, para  verificar que o laser mais potente e complexo já construído pelo homem corra bem, e dois,  mostrar-se viável em um laboratório para criar as condições necessárias para produzir a fusão nuclear controlada.

A vida sintética

Outra realização científica  mais falada em 2010 foi desenvolvimento da primeira forma de vida sintética. O marco foi atingido Craig Venter juntamente com 20 outros cientistas, 10 anos de trabalho e US $ 40 milhões.

Especificamente, o que se conseguiu foi criar um novo órgão com base em uma bactéria cujo núcleo é composto de um genoma sintético. Ou seja, que lançou as bases para o homem a desenvolver no futuro novas formas de vida, que, como tudo tem seus prós e contras.

Primeiro transplante facial

Transplantes de rosto são um tanto "comum" em todo o mundo, mas ninguém nunca tinha feito era transplante facial completo. O último foi justamente o que eles conseguiram os profissionais do Hospital Universitário Vall d'Hebron Barcelona (Espanha): transplantar a um paciente que tinha o rosto completamente desfigurado de toda a pele  os músculos, nariz, lábios, mandíbula superior, dentes, palato, bochechas e queixo. A operação durou 24 horas e contou com a presença de 30 médicos.

As " bactérias do arsénio" a discórdia

Sem dúvida esta foi a primeira descoberta científica do ano e um ano após a controvérsia. Como muitos se recordaram no ínicio do mês de dezembro uma equipe de pesquisadores, apoiados pela NASA, anunciaram com grande alarde que tinham descoberto uma bactéria-GFAJ-1 capaz de substituir o fósforo em suas moléculas (Um dos elementos básicos para a vida) por nada mais e nada menos do que a substância extremamente tóxica conhecida como arsênico.
O anúncio foi muito importante, mas o fato é que ocorrem dentro de alguns dias que biólogos de todo o mundo começaram a duvidar como por exemplo, o prestigiado biólogo Rosie Redfield.

A realidade era superfotón

Até recentemente, os físicos pensavam que era fisicamente impossível  enviar fótons em temperaturas muito baixas, mas eles estavam errados, um grupo de físicos recentemente conseguiram projetar um sistema que lhes permitiu esfriar as fótons partículas na medida em que condensado dando origem a uma nova, o superfotón. Dito de outra forma, conseguiram criar uma fonte de luz inteira nova .

O buraco negro recém-nascido


Embora certamente buracos negros não são desconhecidos para nós, se é verdade que nós ainda não sabemos muito sobre eles, mas todos sabemos que é bastante antigo. Todos, exceto um, descoberto em novembro pela Chandra telescópio de raios-X, O mais novo relatado à data.
Este buraco negro são os restos da supernova 1979C, localizado na galáxia M100, e graças a isso, os cientistas passaram a compreender melhor como se formam e evoluem estes devoradores insaciáveis de matéria.

Mapa detalhado da matéria escura

Novembro foi o mês em que a NASA anunciou mais uma de suas bombas, tinha conseguido criar mapa de alta resolução da distribuição da matéria escura no aglomerado de galáxias Abell 1689, Situada a 2.200 milhões de anos-luz de nosso planeta, nunca feito antes.
Isto foi conseguido graças por um lado ao  Hubble e uma de suas câmaras, e um outro novo método desenvolvido pelo matemático Edward Fuselier a lente gravitacional  previsto por Einstein em 1915.

Gliese 581G, o primeiro planeta na zona habitável, ou não

Por um longo tempo os astrônomos procuram planetas que tenham condições semelhantes às encontradas na Terra e em setembro, foi anunciado que havia chegado o esperado dia:  Paul Butler e Stephen Vogt alegadamente tinha encontrado um planeta, chamado Gliese 581G, potencialmente habitáveis com sua área e sua distância do sol parecia o ideal para as condições de vida. No entanto, a alegria foi de curta duração.
Dias depois do anúncio  foi descoberto que Vogt e seus colegas basearam suas descobertas em uma combinação de dados obtidos no Observatório Keck e outros do observatório HARPS, no Chile, que disse que seus dados não confirmam a existência de Gliese 581G. Vamos lá, nos dias de hoje não se pode afirmar categoricamente que 581G Gliese exista, nem o contrário.

Primeiro transplante de coração artificial permanente em uma criança

Outra das mais notórias de todos os transplantes realizados em 2010, a adição é da pessoa que comentou alguns parágrafos acima, foi conduzido pelo Dr. Antonio Amodeo que conseguiu salvar a vida de uma criança de apenas 15 anos, colocando um coração totalmente artificial permanentemente. O primeiro transplante deste tipo para um pré-adolescente.

R 136a1, a estrela mais massiva jamais encontrada

Como pode uma estrela massiva?. Essa é outra questão que há muito tempo os astrônomos têm feito no qual os pesquisadores do ESO lançaram alguma luz  em julho para encontrar a estrela nomeada após R 136a1, a mais massiva já encontrada.

Especificamente graças,a estrela em causa foi detectada a Very Large Telescope em combinação com o Hubble no aglomerado de estrelas conhecido como NGC 3603 e de acordo com suas estimativas de massa atual é 265 vezes maior que a do Sol e no momento de seu nascimento foi cerca de 320 sóis.

A descoberta de R 136a1 é muito importante porque. 

"A existência de tais monstros, milhões de vezes mais brilhante que o Sol, que perdem peso através de ventos fortes, pode oferecer uma resposta para o mistério de como as estrelas maciças podem ser”.

Ikaros

Em 21 de maio de 2010, a agência espacial japonesa lançou a primeira sonda espacial (Akatsuki) destinada a ser impulsionada por uma vela solar de fótons, os chamados Ikaros, Que é muito arriscado porque ninguém tinha certeza de que ele iria funcionar. Mas funcionou.
A primeira boa notícia veio em 11 de junho, quando a JAXA informou que as vela Ikaros Akatsuki tinha sido implantado com êxito, e alguns dias após a referida agência emitiu outra declaração, na qual a sonda começou a acelerar com o criado  pela vela .
Em suma, estamos presenciando mais um importante marco na corrida espacial e é gerido pela verificação JAXA práticas que propulsão de naves espaciais com velas que são alimentados por uma leve pressão de radiação solar é viável e funcional.



fonte:http://alt1040.com

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo