quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Oligopólios de olho no controle do petróleo e biocombustíveis brasileiros

por Wladmir Coelho

No último dia 5 de janeiro foi assinado um memorando de entendimentos entre a Refinaria de Manguinhos e Astra Oil Trading uma das maiores corporações mundiais no setor de refino, comercialização de petróleo bruto, derivados e biocombustíveis. O objetivo deste acordo seria uma avaliação das instalações da empresa levantando os valores necessários para sua adequação a condição de depósito do óleo extraído do pré-sal, incluindo a região retirada da legislação "estatizante" e "nacionalista" do governo Lula da qual faz parte o campo de mesmo nome, buscando em seguida as empresas interessadas em adquirir o controle da única refinaria privada nacional.

Em junho de 2010 a Refinaria de Manguinhos assinou um convênio semelhante com a Petrobrás tend duração de um ano inexistindo, até o momento, uma clareza quanto ao cancelamento deste acordo. Particularmente não acredito que a Petrobrás retomaria sua associação a empresa responsável pela ação judicial movida nos EUA na qual a petrolífera brasileira foi condenada ao pagamento de U$ 639 milhões em negócio envolvendo a compra da refinaria Pasadena no Texas. Somente para comparar: Noticias da imprensa brasileira estimam em U$500 milhões o valor de Manguinhos sem descontar a divida desta empresa envolvendo os três níveis de governo.

No primeiro memorando assinado com a Petrobrás e no segundo da Astra Oil encontramos ainda o anuncio de estudos relativos a armazenagem de biocombustível setor muito conhecido do conglomerado através de sua subsidiária PT Astra Agro maior bioprodutora da Indonésia. O senador McCain, em recente visita ao Brasil, pregou o fim dos subsídios nos EUA, mas não falou da existência de empresas interessadas em controlar a produção do biocombustível verde amarelo.
 
A Refinaria de Manguinhos, cujos controladores ainda respondem por corrupção, entre um protocolo e outro foi premiada por valorizações de suas ações notadamente no momento do anuncio do acordo com a Petrobrás. Seria parte da política "nacionalista" do governo?


Naturalmente esta movimentação procurando novos controladores, os atuais aceitam humildemente a condição de minoritários, não apresenta em seu principal objetivo a transformação de Manguinhos em "Refinaria Butique" dedicada a fabricação de solventes sem cheiro e graxas para sondas petrolíferas. A idéia da British Petroleum interessadíssima neste negócio, segundo o site do Estadão, "é que sua parcela de petróleo retirada da Bacia de Santos seja tratada no país com eliminação do excesso de sal, e só depois transportada para o mercado externo".


Pronto! O petróleo do pré-sal será dessalinizado em solo pátrio e remetido em sua forma bruta diretamente para o porto e daí às refinarias internacionais, Astra incluída. A política econômica do petróleo implantada no Brasil revela diariamente seus objetivos de transformar definitivamente o Brasil em exportador de commodities. Esta situação revela-se incoerente diante das declarações oficiais nas quais o novo marco regulatório vai garantir o controle brasileiro do petróleo em sua condição econômica e confirma nossa opinião de favorecimento dos oligopólios através, inclusive, da combinação da quantidade de óleo a ser entregue ao Estado. Vamos continuar controlando o bem natural.


A utilização do poder econômico do petróleo não encontra-se resumido ao simples controle bem natural tornando-se necessária a implementação de uma política energética em condições de garantir o abastecimento da energia necessária aos diferentes ramos produtivos. A Petrobrás fortalecida seria o principal instrumento desta ação e para este fim foi criada, entretanto observa-se a sua transformação em elemento financiador dos oligopólios fato vergonhosamente ocultado através da mistificação e culto a personalidade reinantes em nosso país.


Enquanto isso o empresariado nacional apresenta-se preocupado com a invasão de produtos chineses, justo, todavia o desmonte do projeto nacional de auto-suficiência representa um perigo ainda maior afinal do que adiantaria criar fábricas sem segurança energética? Como pretendem combustíveis a preço justo sem a elaboração de uma política nacional de energia com este objetivo? A Exxon, a BP ou Shell aceitariam nos suprir desta forma?


Deste episódio envolvendo a Refinaria de Manguinhos e Astra Oil, retiramos mais uma preocupação relativa a nossa segurança energética incluindo o controle dos biocombustíveis por empresa internacional.


O Brasil precisa debater o tema petróleo livre das amarras da mistificação apresentando uma proposta desenvolvimentista cumprindo a Constituição através da elaboração de um planejamento e consequente plano prevendo, inclusive, uma política para o justo preço dos combustíveis.
fonte: pravda.ru

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo