sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

A Terceira Revolução: convergência das ciências

Novos campos transdisciplinares de pesquisas

Saltos científicos se tornarão ainda mais freqüentes. Crédito: Sundaymercury
Por MIT/Inovação Tecnológica 

Um novo modelo para a pesquisa científica, batizado de "convergência", tem potencial para permitir avanços revolucionários em diversas áreas. A proposta foi defendida por um grupo de 12 pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) nos Estados Unidos, durante um fórum organizado pela Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS).

O poder da convergência - Segundo eles, a tendência que envolve a fusão das ciências da vida, física e engenharia pode promover inovações necessárias para atender crescentes demandas interdisciplinares.

"A convergência é um repensar amplo na forma como toda a investigação científica pode ser realizada, para que possamos capitalizar uma série de bases de conhecimento, da microbiologia à informática, passando pelos projetos de engenharia", afirmou Phillip Sharp, Nobel de biologia em 1993 e um dos autores do relatório.

"Ela envolve a colaboração entre grupos de pesquisa, mas, mais profundamente, a integração das abordagens disciplinares que eram originalmente vistas como separadas e distintas. Esta fusão de tecnologias, processos e dispositivos em um todo unificado irá criar novos caminhos e novas oportunidades para o avanço científico e tecnológico", disse Sharp.

Terceira Revolução - Sharp e os outros autores do artigo afirmam que a convergência tem potencial para criar uma "Terceira Revolução" na área da biomedicina, que poderá ser tão profunda quanto as duas revoluções das ciências da vida que a precederam: as descobertas que acompanharam o desenvolvimento da biologia molecular e celular, e o seqüenciamento do genoma humano, que tornou possível identificar as bases genéticas de muitas doenças.

O relatório The Third Revolution: The Convergence of Life Science, Physical Sciences and Engineering [A Terceira Revolução: A Convergência das Ciências da Vida, Ciências Físicas e Engenharia], destaca o impacto que a convergência já está tendo em vários campos.

Assim como os avanços na tecnologia da informação, de materiais, imagens, nanotecnologia e áreas afins - juntamente com os avanços em modelagem computacional e simulações- transformaram as ciências físicas, da mesma forma eles estão começando a transformar as ciências da vida.

O resultado são novos campos de pesquisas relacionados à biologia, tais como a bioengenharia, bioinformática, biologia sintética e engenharia de tecidos. Ao mesmo tempo, modelos biológicos, voltados ao entendimento de sistemas auto-organizados complexos, já estão transformando as ciências físicas.

Cientistas da convergência - O relatório dá uma ênfase especial à biomedicina, um campo que já está sendo transformado e afirma que o sucesso do modelo de convergência depende de um apoio financeiro adequado e de incentivos a pesquisas que cruzam as fronteiras das áreas tradicionais.

Entre outras recomendações, estão o estabelecimento de um "ecossistema de convergência", que poderia criar conexões entre as agências de financiamento, a reforma do processo de revisão por pares para dar apoio a financiamentos interdisciplinares, e a formação e apoio a uma nova geração de cientistas da convergência.
 
 
agradecimentos a:
Paulo R. Poian.
Consultor da Revista UFO Brasil

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo