sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Volkssturm. A Tempestade do Povo

Crianças pertencentes ao Volkssturm. Eles deveriam ser os "Tempestade do povo"
 
No Outono de 1944, a derrota total da Alemanha nazista parecia inevitável. No entanto, Hitler insistia em não desistir e continua empenhado em criar uma linha de defesa para proteger a Alemanha e especialmente Berlim. O problema, entre muitos outros, foi que os restos dos seus exércitos estavam espalhados por toda a Europa e a maioria da juventude alemã estava morta ou presa. A situação não poderia ser mais crítica para situações desesperadas, soluções desesperadas. Hitler ordena recrutar qualquer cidadão alemão capaz de carregar uma arma e que cria a "Volkssturm" , a tempestade do povo .
 
Propaganda cartaz do Volkssturm. "Para a liberdade ea vida. Volkssturm "
 
As "Volkssturm" foram criadas em outubro de 1944 e o recrutamento era feito por um decreto de Fürhrer.

Entre outras coisas, leia-se:
O inimigo tem tomado medidas para acabar com o nosso império, para destruir o povo alemão e sua ordem social, seu objetivo final é o extermínio da raça alemã. [...] Mais uma vez, a nossa vontade, a continuidade do Império e, portanto, da Europa estará assegurada. Mas como nossos inimigos acreditam que podem dar o golpe final, decidimos utilizar novamente o poder do nosso povo. [...] As intenções de nosso inimigo, o judaísmo internacional, para nos matar, será destruído pela vontade do povo alemão.

Para reforçar o poder das nossas Forças Armadas e, especialmente, a liderança incansável na luta em outro lugar, lá onde os nossos inimigos querem pôr os pés em solo alemão, peço para ir à luta todos os homens capazes de lidar com uma arma. Ordeno, portanto:

1) formarão a Volkssturms, forças de defesa do povo alemão em todos os municípios do Grande Império Alemão, que vai servir todos os homens de 16-60 capazes de carregar uma arma. Defender a pátria com todas as armas e os meios à sua disposição, que parecem apropriadas.

9) O Partido Nacional-Socialista está cumprindo a sua obrigação de honrar maior diante do povo alemão, para dar prioridade em sua organização a cumprir sua responsabilidade nesta luta.

Führer Sede,
25 de setembro de 1944
gez. Adolf Hitler
 Embora o decreto fala de idades entre 16 e 60, este deve ser apenas uma orientação. A criança na foto acima é de 10 e as dois vovôs parecem estar acima de 60 anos.

Sua principal arma foi o "Panzerfaust" (Punho blindado). Um lança-foguetes barato para fabricar e fácil de usar, ele foi bastante eficaz como armas anti-tanque.

Como pode ver, nem as mulheres foram poupadas.
 
Com isso e uma bicicleta deveriam parar o avanço dos Aliados e Soviéticos.

 
Uma das coisas que Hitler insistiu é que essas unidades não só recebessem treinamento militar, mas também foram fortemente doutrinados na ideologia nazista.
 
Faixa que colocavam no braço distinguiam os Volkssturm.
 
A idéia era criar um corpo de fanáticos, que iriam lutar até a aniquilação do inimigo ou o seu próprio. Por esta razão, o Volkssturm não estavam sob o controle da Wehrmacht (exército regular), mas respondia diretamente a Hitler e ao Partido Nazista.

Hitler condecora uma Volkssturm muito jovem. Esta foto foi tirada em abril de 1945. Em breve, os russos pisariam em Berlim. (* Atualização: É provavelmente a última aparição do Fuhrer vivo)
 
Apesar da sua tenra idade, ele mostra em seus olhos que há muito perdeu a infância.
 
Em muitos casos, dada a escassez de recursos humanos sofridas pelo exército alemão, muitas dessas crianças foram enviadas com tropas regulares para combater na frente.

Uma criança pertencente à SS é feito prisioneiro. Ela não teve escolha senão tornar-se homem cedo demais.

No entanto, a eficácia da Volkssturm foi pouca ou nenhuma. Mal teve tempo para receber instrução, nem instrutores experientes tinham disponíveis. A maioria dos instrutores eram veteranos da I Guerra Mundial que nunca tinham enfrentado um exército moderno. Salvo algum caso esporádicos de resistência até a morte em uma pequena cidade, a Volkssturm teve pouco efeito sobre o avanço aliado incansável.

A maioria das vezes e no melhor dos casos acabavam prisioneiros ...


... E o pior dos casos ... acabavam mortos.
 


Youtube o vídeo sobre o Volkssturm:




E mais fotos:
 
 
Atividade na enciclopédia:
Assim foi a Segunda Guerra Mundial. Noguer-Purnell-Rizoli
Mais em:

fonte: http://historiasconhistoria.es/

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo