sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Agência espacial japonesa pretende "pegar" o lixo espacial

Por José Luis Zapata
O lixo espacial orbitando o planeta tornou-se um problema latente. O lixo espacial pode prejudicar as missões espaciais ou satélites não tripulados ou mesmo a Estação Espacial Internacional .

Como resolver esse problema? Com o passar do tempo tem havido algumas propostas, mas este é o melhor: a agência espacial japonesa fez uma parceria com um produtor de redes de pesca para criar uma rede espacial de alta tecnologia que capta todos os materiais inúteis que orbitam o nosso planeta.

A colaboração entre a JAXA (a Agência Espacial Japonesa) e a empresa Nitto Seim Co, responsaveis pela primeira rede ultra-resistente sem nós. O que pretende criar é uma rede  feita de um fio especial de um milímetro de espessura, capaz de suportar temperaturas extremas e grandes forças. A rede será lançada junto com um satélite e, quando solta irá abranger várias milhas de espaço . Depois começará a orbitar a Terra coletando peças de motor, instrumentos e satélites abandonados.

Já houve projetos similares, tais como DARPA (Agência de Projetos de Pesquisa Avançados de Defesa) havia planejado lançar centenas de veículos não tripulados equipados com redes . Estes fariam os resíduos entrarem em nossa atmosfera,  queimando se ou caindo no Pacífico Sul, sem ferir ninguém.

Espera-se que a rede japonesa seja muito maior do que os propostos pela DARPA e que, ao contrário destes "só pode ser usado uma vez. O sistema não precisa de combustível, uma vez no espaço, porque após a coleta do lixo volta para a atmosfera, queimando a rede e tudo o que foi colhido. Até agora, a maioria das propostas para se livrar dos detritos indicam reentrada na atmosfera. Muitas pessoas defendem a reutilização de resíduos do espaço, mas as dificuldades de reciclagem, no espaço ou para trazê-lo de volta à Terra sem danos são muitas .

Pessoalmente, os esforços para limpar o espaço que nos cerca parece muito bom, mas a proliferação de novas agências e muitos projetos de exploração do espaço fora do planeta me fazem perguntar. Que  esta se fazendo para não  criar mais lixo no espaço?

Imagem (CC) KeithFiore
 
fonte: alt1040

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo